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Varejo de moda
Da gestão ao merchandising

Um livro de Dimitri Koumbis

O varejo é, provavelmente, a área mais importante em que se dá o encontro entre consumidores e indústria da moda. Ao abranger desde a loja tradicional até os enfoques mais recentes do comércio eletrônico, este livro oferece uma introdução ao funcionamento de uma loja por meio de análise detalhada e acessível do panorama do varejo contemporâneo. Dimitri Koumbis considera a loja como um fio condutor e nos apresenta à história do varejo, ao comportamento de compras do consumidor e do mercado, à gestão de pessoal, à prevenção de perdas e ao visual merchandising, entre outros aspectos, até formarmos uma imagem nítida e atual do funcionamento do setor.

Este livro está amplamente ilustrado e traz um enfoque bastante direto e visual, contando com o apoio de entrevistas, exercícios e análises de casos práticos de empresas do segmento que ajudam o leitor a contextualizar os conteúdos teóricos. Um guia de referência muito útil, ele é dirigido a estudantes de design, marketing, compras e merchandising de moda.

Descrição técnica do livro:

16 x 23 cm
190 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520060
Brochura
2015
Descrição
Descrição

Detalhes

O varejo é, provavelmente, a área mais importante em que se dá o encontro entre consumidores e indústria da moda. Ao abranger desde a loja tradicional até os enfoques mais recentes do comércio eletrônico, este livro oferece uma introdução ao funcionamento de uma loja por meio de análise detalhada e acessível do panorama do varejo contemporâneo. Dimitri Koumbis considera a loja como um fio condutor e nos apresenta à história do varejo, ao comportamento de compras do consumidor e do mercado, à gestão de pessoal, à prevenção de perdas e ao visual merchandising, entre outros aspectos, até formarmos uma imagem nítida e atual do funcionamento do setor.

Este livro está amplamente ilustrado e traz um enfoque bastante direto e visual, contando com o apoio de entrevistas, exercícios e análises de casos práticos de empresas do segmento que ajudam o leitor a contextualizar os conteúdos teóricos. Um guia de referência muito útil, ele é dirigido a estudantes de design, marketing, compras e merchandising de moda.

Dimitri Koumbis trabalhou como merchandiser visual e designer do ponto de vendas para uma variedade de varejistas de moda rápida por quinze anos. Hoje, é professor de Marketing e Merchandising de Moda no Art Institute, de Nova York.

Índice
Índice

Sumário

Introdução

Capítulo 1
O QUE É VAREJO?
A história do varejo
Entenda a diferença entre o varejo e o varejista
Classificação dos varejistas
Varejo on-line vs. varejo tradicional
Abordagens de varejo multicanal
Entrevista: Kyle Muller – dono de loja
Estudo de caso: Harvey Nichols
Resumo do Capítulo 1

Capítulo 2
MERCADOS DE CONSUMO VAREJISTA
Comportamento do consumidor
Demografia do consumidor
Escolha do local e localização da loja
Mercados emergentes nacionais e internacionais
Entrevista: Tate Ragland – pesquisador de mercado do varejo
Estudo de caso: Target
Resumo do Capítulo 2

Capítulo 3
ESCRITÓRIO CORPORATIVO DO VAREJISTA
Escritório corporativo e sua função
Planejamento estratégico
Equipes de apoio às lojas
Ética e responsabilidade social corporativa
Entrevista: Jackie Mallon – designer corporativa de moda
Estudo de caso: American Apparel
Resumo do Capítulo 3

Capítulo 4
ADMINISTRAÇÃO DA LOJA
Administração da loja e sua área de apoio
Gestão de pessoal
Logística da loja
Controle de mercadorias e prevenção de perdas
Entrevista: Shana Tabor – varejista integrado verticalmente
Estudo de caso: All Saints
Resumo do Capítulo 4

Capítulo 5
MERCHANDISING DA LOJA
Merchandising e área de vendas
Merchandising vs. visual merchandising
Ações de merchandising no ambiente de loja
Entrevista: Alfonso Paradinas – merchandiser
Estudo de caso: Gap
Resumo do Capítulo 5

Capítulo 6
TENDÊNCIAS NO VAREJO
Comércio eletrônico e o comprador on-line
Varejo-móvel, lojas pop-up e lojas-conceito
O varejista e as colaborações de designers
Tecnologia no setor do varejo
Entrevista: International Playground – atacadista e varejista
Estudo de caso: ASOS
Resumo do Capítulo 6

Conclusão
Glossário
Recursos da indústria
Índice
Agradecimentos e créditos de fotografías

Leia um trecho
Leia um trecho

Trecho da introdução

Introdução

Todos os dias, pessoas visitam lojas tanto on-line como físicas à procura daqueles produtos que satisfarão uma carência baseada na emoção ou na necessidade. Elas procuram suas marcas favoritas para ajudá-las a se sentir confiantes e bonitas, ou simplesmente, para mantê-las aquecidas durante a estação. Os varejistas para os quais os consumidores se dirigem representam mais do que só um espaço físico com produtos e, sim, são máquinas trabalhando a todo vapor, com planejamentos estratégicos definidos muito tempo antes do momento em que os consumidores compram seus produtos. O varejo é uma indústria que já se incorporou à paisagem do nosso ambiente construído e, conforme ele continua a crescer por meio de sua presença no ciberespaço, os varejistas se mostram ansiosos por expandir suas marcas e atingir as comunidades localizadas nas regiões mais distantes do planeta.

Varejo de moda busca oferecer aos seus leitores uma compreensão básica de como os varejistas contemporâneos operam, sobretudo dentro de um ponto de venda tradicional. Este livro apresenta uma breve introdução da história do varejo antes de se dedicar aos tipos de varejo e às diferenças entre o varejo on-line e aquele das lojas físicas. Uma análise mais ampla do comportamento do consumidor, dos mercados e de como esses se diferem em comunidades de varejo internacionais emergentes, dá início a uma discussão mais profunda sobre os varejistas em geral – do escritório corporativo até a área de vendas.

Este livro está dividido em seis partes, as quais conduzirão os leitores por uma viagem que se inicia na história do varejo e se estende até o comércio eletrônico da era digital. Serão discutidos vários assuntos como a gestão de pessoal, a prevenção de perdas e o visual merchandising, uma vez que ele pertence à área de vendas e se concretiza por meio da ação do escritório corporativo do varejista. Cada parte é seguida por uma entrevista e um estudo de caso que reiteram a mensagem do capítulo, oferecendo uma visão mais detalhada dos inúmeros cargos e das marcas internacionais de sucesso.

O varejo, um mundo eletrizante e de mudanças rápidas, mantém as partes interessadas – consumidores e varejistas – unidas por meio de um trabalho conjunto que impulsiona uma indústria que combina moda, design e comércio, oferecendo aos consumidores a oportunidade de escolher entre uma infinidade de marcas esteticamente agradáveis e com talento para negócios. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

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Inara
Ótima!
Um livro ótimo, completo e muito bem fundamentado.