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Sociologia das tendências

Um livro de Guillaume Erner

Disponível

R$65,00

Este livro é uma introdução ao mundo das tendências sob o enfoque sociológico. Com estilo desenvolto e grande interesse na divulgação do conhecimento, Guillaume Erner traz um relato perspicaz e divertido sobre como indivíduos extremamente diferentes entre si se descobrem com as mesmas vontades ao mesmo tempo.

Sociologia das tendências explora a história recente desse fenômeno e apresenta os principais enfoques teóricos que se debruçaram sobre a investigação das modas. Além disso, examina os mecanismos de propagação das tendências – desde a imitação até às redes de influência –, o papel do indivíduo nessas convergências do gosto coletivo e, por fim, as questões centrais que afetam a previsão e o uso das tendências, como a propagação dirigida, o papel das agências de estilo ou o espaço reservado à criatividade.

Trata-se, portanto, de uma introdução amena e acessível ao tema, cheia de anedotas e exemplos, especialmente dirigida a todos os professionais ou estudantes que, de uma maneira ou de outra, estão ligados à criação, à difusão e ao consumo: desenhistas, diretores de arte, estilistas, coolhunters, publicitários, diretores de marketing, jornalistas, críticos, analistas, sociólogos… Um público amplo, que aqui encontrará muitas das respostas que procuram para explicar esse fenômeno coletivo tão vasto e tão pouco estudado.

Descrição técnica do livro:

13 x 20cm
120 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520299
Brochura
2015
Descrição
Descrição

Detalhes

Este livro é uma introdução ao mundo das tendências sob o enfoque sociológico. Com estilo desenvolto e grande interesse na divulgação do conhecimento, Guillaume Erner traz um relato perspicaz e divertido sobre como indivíduos extremamente diferentes entre si se descobrem com as mesmas vontades ao mesmo tempo.

Sociologia das tendências explora a história recente desse fenômeno e apresenta os principais enfoques teóricos que se debruçaram sobre a investigação das modas. Além disso, examina os mecanismos de propagação das tendências – desde a imitação até às redes de influência –, o papel do indivíduo nessas convergências do gosto coletivo e, por fim, as questões centrais que afetam a previsão e o uso das tendências, como a propagação dirigida, o papel das agências de estilo ou o espaço reservado à criatividade.

Trata-se, portanto, de uma introdução amena e acessível ao tema, cheia de anedotas e exemplos, especialmente dirigida a todos os professionais ou estudantes que, de uma maneira ou de outra, estão ligados à criação, à difusão e ao consumo: desenhistas, diretores de arte, estilistas, coolhunters, publicitários, diretores de marketing, jornalistas, críticos, analistas, sociólogos… Um público amplo, que aqui encontrará muitas das respostas que procuram para explicar esse fenômeno coletivo tão vasto e tão pouco estudado.

Guillaume Erner (Paris, 1968) é pesquisador associado do laboratório GEMASS (Groupe d’étude des méthodes de l’analyse sociologique) da Université Paris IV, Sorbonne e professor de sociologia no Institut d’Études Politiques (Sciences-Po Paris) e no Institut Catholique de Paris. Especialista em sociologia do consumo, da moda e das tendências, também é autor de Vítimas da moda? e La société des victimes.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
 
CAPÍTULO I
O que é uma tendência?
I. Questões de definição
1. A extensão do âmbito das tendências
2. Tendências não comerciais e tendências comerciais
3. Tendências “bobos”, metrossexuais e outras tribos
4. Tendências e estatísticas
5. Tendências confidenciais e massivas
6. Tendências “funcionais” e “não funcionais”
7. Tendências ideológicas e não ideológicas
8. Uma sociologia dos gostos e das cores
II. A complexidade das tendências
...
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Leia um trecho
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Texto da introdução

Introdução

As tendências são tendência. Pontos focais do desejo, por meio dos quais indivíduos muito diferentes uns dos outros e sem comum acordo se descobrem nas mesmas vontades, as tendências nos intrigam. Convergências do gosto coletivo, elas incensam, por exemplo, o moelleux au chocolat e a seguir os macarons, o tênis depois o golfe, os carros híbridos após os 4 x 4. As mídias valorizam muito o fenômeno, dedicando um amplo espaço ao que nossos contemporâneos amam ou… deveriam amar!

Sob uma aparente leviandade, as tendências não se limitam a fenômenos frívolos e comerciais. Nossos atos mais ponderados também podem ser regidos pelas modas. Como o ato, por exemplo, que consiste em escolher o nome de uma criança. Os pais colocam todo seu zelo na decisão que acompanhará os filhos do início ao fim da vida. Alguns procuram singularizar os descendentes, outros, ao contrário, escolhem nomes que atestem seu...

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O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Sociologia das tendências

(Redação, Moda Ética, 08/15)

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«A estrutura do texto tem diversas seções de textos curtos e sequenciais, tornando a leitura bastante dinâmica – o que é muito desejável, dado que o livro não tem imagens.» (Redação, Moda Ética, 08/15)

Sociologia das tendências

(Redação, História da moda, 06/15)

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«É impossível falar de história da Moda sem falar de suas tendências. Na verdade, a profissão de Cool/Trend Hunter é umas das que mais tem se destacado na atualidade.» (Redação, História da moda, 06/15)

Sociologia das tendências

(Redação, MMdaModa, 09/15)

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«Erner abordar criticamente diversas questões muito interessantes e relevantes no livro.» (Redação, MMdaModa, 09/15)

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liamara
sucesso
Livro fantástico para entendermos as pesquisas de moda.
Layla Mendes
Livro excelente
Livro muito interessante, conteúdo imprescindível para os estudos de tendências de consumo e comportamento.