BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Sketching para arquitetura e design de interiores
Do móvel ao edifício

Um livro de Stephanie Travis

Sketching para arquitetura e design de interiores : do móvel ao edifício é um guia prático e indispensável para os estudantes que desejem dominar a arte de observar e fazer croquis.

Quarenta e cinco exercícios passo a passo conduzem o estudante das mais simples formas tridimensionais dos móveis a complexos interiores e exteriores de edificações e paisagens urbanas. Os tópicos técnicos abrangidos incluem os recursos de desenho, os pesos de linha, as perspectivas cônicas, a proporção, a composição, o sombreamento, as vistas seriais e o contexto imediato. Os exercícios são ilustrados com belos croquis especialmente feitos pela autora.

Descrição técnica do livro:

22 x 22 cm
128 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520367
Brochura
2015


Descrição
Descrição

Detalhes

Sketching para arquitetura e design de interiores : do móvel ao edifício é um guia prático e indispensável para os estudantes que desejem dominar a arte de observar e fazer croquis.

Quarenta e cinco exercícios passo a passo conduzem o estudante das mais simples formas tridimensionais dos móveis a complexos interiores e exteriores de edificações e paisagens urbanas. Os tópicos técnicos abrangidos incluem os recursos de desenho, os pesos de linha, as perspectivas cônicas, a proporção, a composição, o sombreamento, as vistas seriais e o contexto imediato. Os exercícios são ilustrados com belos croquis especialmente feitos pela autora.

Stephanie Travis é diretora e professora titular do Programa de Projeto e Arquitetura de Interiores da Universidade George Washington (GW), em Washington, D.C., Estados Unidos.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
Materiais
Aquecimento com canetas
Aquecimento com marcadores
 
Capítulo 1 . Móveis e luminárias
Estudo preliminar
Abstração
Estudo de negativo
Estudo de positivo
Imagens espelhadas
Linhas de referência
Sobreposições
Fundamentos de perspectiva
Planta baixa, elevação e vista tridimensional
Círculos
Pontos de vista múltiplos
Motivos aplicados
Motivos integrais
Sombras próprias e projetadas
Composição
 
Capítulo 2. Interiores
Perspectivas cônicas com um ponto de fuga
Perspectivas cônicas com dois pontos de fuga
Abstrações com um ponto de fuga
Abstrações com dois pontos de fuga
Espaços de transição
Interior e exterior
Aberturas de janela
Repetições
Uma linha contínua
Estudo de um elemento escultórico
Figuras humanas
Pontos de vista
Primeiro plano e plano de fundo
Ampliações
Sombreamento em interiores
 
Capítulo 3. Arquitetura
Simetria e padrão
Peças de um quebra--cabeças
Espaços negativos
Expressão
Materiais de construção
Camadas de uma edificação
Níveis de uma edificação
Perspectivas da esquerda para a direita
Curvas de edificações
Perspectivas com pontos de fuga múltiplos
Vistas do perímetro
Aberto e fechado
Vegetação
Sombreamento de edificações
Estudo final
 
Agradecimentos
Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

Introdução

POR QUE FAZER CROQUIS?
O ato de desenhar, na verdade, é um recurso para que possamos ver melhor. A fim de desenhar um objeto, interior ou edificação, você tem de olhar para o tema de outra maneira. Você é forçado a fazer uma pausa e estudar, pois o desenho exige outra forma de pensamento: passar para uma dimensão mais profunda, que inclui elementos como formato, forma, textura, ritmo, composição e luz. Uma vez desenvolvidas suas habilidades de desenho, os mínimos detalhes de um espaço — elementos-chave que talvez você tenha notado anteriormente — lhe serão revelados. Fazer um croqui (isto é, um desenho rápido e à mão livre) permite aos observadores enxergar de uma maneira que jamais lhes havia sido possível. O processo de elaboração de croquis é um meio para expandir sua criatividade e despertar seus sentidos.

O CONCEITO
A espinha dorsal desta obra são meus croquis, mostrados em passos a fim de demonstrar o conceito comum a todos eles: o entendimento de que o processo de criação de esboços poderosos é mais importante do que o desenho final em si.

O processo cumulativo de fazer croquis sempre começa com a análise do tema, que pode ser uma cadeira, um espaço interno ou mesmo um prédio inteiro. A questão é o que você vê, não aquilo que pensa que vê ou que já conhece como sendo uma cadeira, um espaço interno ou um prédio. Observe seu objeto (o tema) como se o estivesse vendo pela primeira vez. Cada exercício ilustra uma diferente faceta desse conceito de observação. À medida que você avançar pelos passos de cada exercício, explorará cada tema de uma nova maneira, ganhando experiência e autoconfiança necessárias para fazer croquis expressivos e cuidadosos que transmitirão sua interpretação pessoal dos temas.

COMO USAR ESTE LIVRO
Sugiro que você comece pelo princípio desta obra e faça os exercícios na ordem em que são apresentados, uma vez que a escala e a complexidade estão organizadas de modo crescente. O Capítulo 1 (Móveis e luminárias) inicia com os objetos de pequena escala; o Capítulo 2 (Interiores) passa para os espaços mais complexos; e o Capítulo 3 (Arquitetura) foca as edificações, em escala maior. Cada exercício das três seções deste livro inclui muitos croquis típicos, com exemplos de designs modernos de móveis, luminárias, interiores e edificações de importantes designers e arquitetos modernos e contemporâneos. Ao final de cada exercício, você encontrará o nome do objeto, espaço interno ou prédio; seu arquiteto ou designer; o ano do projeto ou da conclusão da obra; e a localização do interior ou do prédio. Você deverá escolher seus próprios exemplos de móveis, luminárias, interiores e edificações para fazer os croquis. Os temas podem ser vistos em três dimensões (ao vivo) ou em duas dimensões (com base em fotografias, publicações etc.). O que importa é selecionar temas que você considere desafiadores e inspiradores.

Todos os croquis de exemplo foram feitos à tinta, e sugiro que você faça o mesmo, ao menos no início, pois isso lhe forçará a estudar com cuidado aquilo que desenha, pois terá em mente que qualquer erro não poderá ser simplesmente apagado. Estes exercícios são apenas um ponto de partida. Para ganhar mais prática, você pode repeti-los usando objetos mais complexos ou mais detalhados e usando instrumentos ou técnicas diferentes (por exemplo, grafite/lápis, carvão etc.). Contudo, esteja usando tinta, grafite ou ambos, os exercícios lhe proporcionarão uma metodologia para o estudo de seu tema e para o desenho daquilo que você vê. O objetivo não é elaborar desenhos técnicos perfeitos e trabalhosos.

As três seções do livro cobrem tópicos como o uso de camadas, perspectivas, repetições, padrões, primeiro plano e fundo, espaço negativo, pontos de vista múltiplos, sombras próprias e projetadas e composição. Os passos dentro de cada exercício são cumulativos, de modo que você possa explorar detalhadamente o tema antes de terminar seu croqui. Em cada um dos passos, você deve refazer os desenhos, pois o segredo do aperfeiçoamento é a prática. Embora cada um dos exercícios conclua com um croqui final, o foco deste livro, mais do que a obtenção do desenho acabado, é a experiência e o processo de elaboração de croquis.

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Sketching para arquitetura e design de interiores

(Elenara Leitão, Arquitentando Ideias, 04/16)

Ler mais

« É um poderoso auxiliar para o desenvolvimento dessa ferramenta tão atrelada ao afazer arquitetônico.» (Elenara Leitão, Arquitentando Ideias, 04/16)

Sketching para arquitetura e design de interiores

(Nadine Voitille, Arquitetando Ideias, 04/16)

Ler mais

«Este é um livro sobre como desenhar através croquis. O objetivo não é ensinar a elaborar desenhos técnicos perfeitos e trabalhosos, mas sim esboços, ou seja, croquis: desenhos sem grande precisão, que são realizados rapidamente para capturar uma ideia ou mesmo uma determinada cena.» (Nadine Voitille, Arquitetando Ideias, 04/16)

Sketching para arquitetura e design de interiores

(João Taboada, Visuarea, 04/16)

Ler mais

«Sketching para Arquitetura e Design de Interiores – Do Móvel ao Edifício é um livro para quem quer aprender a desenhar croquis. Croquis, só para refrescar a memória, são desenhos rápidos, esboços feitos a partir de temas diversos como construções, objetos, pessoas, animais, etc. »(João Taboada, Visuarea, 04/16)

Sketching para arquitetura e design de interiores

(Raíssa Jappe, Design Culture, 06/16)

Ler mais

«Muito didático, o livro foi estruturado em três capítulos – Móveis e Luminárias, Interiores, Arquitetura – que trazem quarenta e cinco exercícios ilustrados pela própria autora, com belos croquis de objetos e móveis de famosos designers e arquitetos.»(Raíssa Jappe, Design Culture, 06/16)

Leia no GGBlog
Leia no GGBlog

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Sketching para arquitetura e design de interiores

Como você avalia este produto? *

Vinícius Lara
Recomendo aos estudantes!
Com abordagem bastante didática, propõe ao leitor (desenhista) exercícios de diversos temas e com diferentes abordagens, explorando a capacidade de observação e imaginação. Através de pequenas e simples tarefas, em passo a passo, conduz a resultados cada vez mais expressivos e completos. A sequência de apresentação dos temas, exercícios e abordagens oferecem um caminho natural ao desenhista, mesmo iniciante, que queira se capacitar a expressar suas ideias através do desenho. Ideal para os estudantes de arquitetura e os entusiastas do sketch.
Vitto
Muito bom.
Ótimo livro, com didática muito semelhante à utilizada em sala de aula. Prático e direto.