Promoção de moda

Um livro de Gwyneth Moore

Promoção de moda é uma introdução prática a todos aqueles recursos e técnicas que podem ser utilizados para promover uma marca de moda na era 2.0. Tendo como ponto de partida para qualquer campanha o desenvolvimento do conceito de marca, o livro transita por cada um dos âmbitos em que uma ação promocional pode ter lugar: desde os mais tradicionais, como o marketing, as relações públicas, os meios de comunicação e as imagens promocionais, até o jornalismo digital, as redes sociais e as colaborações com outros setores. Assim, Gwyneth Moore recopila a enorme amálgama de técnicas promocionais que entram em jogo no setor da moda – como desfiles de passarela, coletivas de imprensa, o branding colateral, os aplicativos para iPad, as páginas do Facebook e do Twitter e o urban blogging – para explicar as especificidades de cada uma delas, situando-as então no contexto da promoção de moda em seu conjunto.

Além de ser um manual introdutório, estudantes e jovens profissionais encontrarão nestas páginas um livro de consulta prático e direto para poderem planejar uma campanha específica e escolher as ações mais adequadas a cada novo projeto.

Descrição técnica do livro:

16 x 23 cm
184 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788565985123
Brochura
2013
Descrição
Descrição

Detalhes

Promoção de moda é uma introdução prática a todos aqueles recursos e técnicas que podem ser utilizados para promover uma marca de moda na era 2.0. Tendo como ponto de partida para qualquer campanha o desenvolvimento do conceito de marca, o livro transita por cada um dos âmbitos em que uma ação promocional pode ter lugar: desde os mais tradicionais, como o marketing, as relações públicas, os meios de comunicação e as imagens promocionais, até o jornalismo digital, as redes sociais e as colaborações com outros setores. Assim, Gwyneth Moore recopila a enorme amálgama de técnicas promocionais que entram em jogo no setor da moda – como desfiles de passarela, coletivas de imprensa, o branding colateral, os aplicativos para iPad, as páginas do Facebook e do Twitter e o urban blogging – para explicar as especificidades de cada uma delas, situando-as então no contexto da promoção de moda em seu conjunto.

Além de ser um manual introdutório, estudantes e jovens profissionais encontrarão nestas páginas um livro de consulta prático e direto para poderem planejar uma campanha específica e escolher as ações mais adequadas a cada novo projeto.

Gwyneth Moore, graduada em Design e Ilustração de Moda pela National School of Design de Sidney, Austrália, é professora de Design de Moda na Cardiff School of Creative & Cultural Industries, pertencente à University of Glamorgan, de Cardiff (Reino Unido). Após trabalhar por mais de quinze anos com promoção de moda para um amplo leque de clientes, atualmente conjuga a docência com consultorias em comunicação de moda, especialmente nos âmbitos das redes sociais e das novas mídias.

Índice
Índice
SUMÁRIO
 
Capítulo 1
INDÚSTRIA E CONTEXTO
Construção de uma marca
O cenário das comunicações em transformação
Mudanças no mercado global
O novo consumidor de moda
Estudo de caso: Hall Ohara
Entrevista: José Neves
Exercício: Moda global
 
Capítulo 2
MARKETING
Pesquisa e tendências
Desenvolvimento do conceito de marca
Marketing multicanal
Estudo de caso: Loja pop-up. da Mary Kay
Entrevista: Julia Kasper
Exercício: Criação de um conceito de marca
 
Capítulo 3
MÍDIA E RP
RP. de moda
Construção de relacionamentos com a mídia
Criação de conteúdo para distribuição
Estudo de caso: Desfile de moda
Entrevista: Rebecca Gray
Exercício: Criação de conteúdo para uma marca
 
Capítulo 4
CRIAÇÃO DA VISÃO
Fotografia e estilo
Ilustração e imagens gráficas
Vídeo
Recursos visuais do webdesign
Estudo de caso: Poppy Roberts
Entrevista: Jayne Pierson
Exercício: Criação de uma ilustração
 
Capítulo 5
MODA DIGITAL
Uma indústria em constante transformação
O uso de mídias sociais para entrar em contato com clientes
Blogs e jornalismo cidadão
O futuro
Estudo de caso: What Katie Wore
Entrevista: Harriet Williams
Exercício: Análise de blogs de moda
 
Capítulo 6
COLABORAÇÃO E CONEXÃO
Trabalho com outros setores
Endosso das celebridades
Estudo de caso: DONT WALK
Entrevista: Emma Griffiths
Exercício: Consciência corporativa
 
Conclusão
Glossário
Créditos das imagens
Sites úteis
Índice
Agradecimentos
A ética professional
Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

A promoção de moda é um setor que cresce rapidamente e tem de se adaptar às grandes mudanças na maneira como todos nós nos comunicamos. Nos últimos anos, isso foi estimulado principalmente pela explosão de plataformas e canais de mídias sociais e digitais. À medida que os ganhos em publicidade impressa caem, as revistas e os jornais saem de circulação e o jornalismo cidadão assume o comando, a promoção de marcas de moda torna-se uma atividade muito mais multifacetada e variada do que era antes.

O conhecimento do consumidor em relação a moda e produção aumentou, e designers independentes, fabricantes e varejistas de pequeno porte agora podem competir com empresas maiores, mais estabelecidas. O campo de jogo tornou-se mais equilibrado, mas isso fez com que as marcas precisassem ser capazes de desenvolver e executar uma oferta ou experiência única para seus clientes.  

Este livro analisa as maneiras como as marcas de moda chegam aos consumidores e disponibilizam seu design, produtos e serviços para o maior número possível de clientes relevantes e interessados. Discutiremos as oportunidades oferecidas pelas plataformas on-line, juntamente com a questão de como a representação visual de uma marca pode influenciar fortemente a maneira que os clientes a sentem e respondem a ela.  

Analisaremos também ilustração, fotografia e vídeo de moda, e como trabalhar com profissionais nesses setores, bem como o trabalho muito focado e direcionado das RPs no setor de moda e das assessorias de imprensa.

Colaboração é a palavra-chave do século XXI, e vamos analisar algumas das várias maneiras como as pessoas colaboram e estabelecem parcerias para o bem maior das marcas, grandes e pequenas.

A promoção e a divulgação de moda evoluem constantemente e são impulsionadas em direção a uma maneira mais personalizada e centrada no cliente de fornecer informações e oportunidades para comprar moda. Algumas das previsões para futuras oportunidades de promoção e compra também são exploradas ao longo do livro.

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

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