BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Moda e visual merchandising

 

Onde comprarR$77,00

Por que entramos em uma determinada loja de roupas e não em outra? O que determina a venda de produtos de moda? O que nos atrai primeiro em uma marca? O visual merchandising é a área específica que responde a esse tipo de perguntas ao fazer que a marca, o consumidor, o produto e tudo que o envolve concentrem-se em uma só disciplina.

Partindo dos diferentes enfoques da exposição de um produto no ponto de venda, este livro explica de forma clara e detalhada o fundamento teórico do visual merchandising na moda e explora todas as técnicas e os aspectos-chave da profissão. Os autores abordam desde as questões relacionadas ao planejamento conceitual do desenho dos expositores até àquelas que determinam sua concretização final. Assim, estudantes e profissionais da área encontrarão neste manual informações básicas como quais as fontes que podem servir de inspiração visual, sobre como criar histórias ou sequências narrativas, quais são os pontos de contato e os limites de espaço que existem em uma loja e quais são os caminhos ou direções de preferência do consumidor no interior dela – essas e muitas outras.

Este livro inclui ainda entrevistas e exemplos ilustrados, ricos em detalhes, dos trabalhos de grande sucesso de alguns dos visual merchandisers mais importantes da atualidade.

Descrição técnica do livro:

176 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520602
2014
Descrição
Descrição

Detalhes

Por que entramos em uma determinada loja de roupas e não em outra? O que determina a venda de produtos de moda? O que nos atrai primeiro em uma marca? O visual merchandising é a área específica que responde a esse tipo de perguntas ao fazer que a marca, o consumidor, o produto e tudo que o envolve concentrem-se em uma só disciplina.

Partindo dos diferentes enfoques da exposição de um produto no ponto de venda, este livro explica de forma clara e detalhada o fundamento teórico do visual merchandising na moda e explora todas as técnicas e os aspectos-chave da profissão. Os autores abordam desde as questões relacionadas ao planejamento conceitual do desenho dos expositores até àquelas que determinam sua concretização final. Assim, estudantes e profissionais da área encontrarão neste manual informações básicas como quais as fontes que podem servir de inspiração visual, sobre como criar histórias ou sequências narrativas, quais são os pontos de contato e os limites de espaço que existem em uma loja e quais são os caminhos ou direções de preferência do consumidor no interior dela – essas e muitas outras.

Este livro inclui ainda entrevistas e exemplos ilustrados, ricos em detalhes, dos trabalhos de grande sucesso de alguns dos visual merchandisers mais importantes da atualidade.

Jonathan Baker é professor e codiretor do programa de Visual Merchandising e Branding de Moda da London College of Fashion.

Sarah Bailey é consultora freelance e codiretora do programa de Visual Merchandising e Branding de Moda da London College of Fashion. Com mais de quinze anos de experiência na área, já trabalhou para alguns dos mais importantes varejistas do Reino Unido.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
 
A experiência do cliente
O que é o visual merchandising?
Projetar a experiência do cliente
Onde o visual merchandiser trabalha?
O trabalho na indústria do visual merchandising
Entrevista: Maxine Groucutt
 
Princípios básicos do design de um cenário
Linha
Composição
Textura
Cor
Iluminação
Entrevista: Patrick Minkley
 
Princípios do planejamento de espaço
Arquitetura da loja e formatos de varejo
Hierarquia do espaço
Layouts de planejamento do espaço
O caminho do cliente
Trilha para venda
Estudo de caso: Chameleon Visual
 
Apresentação do produto
Vitrinas de varejo
Manequins
Seleção do produto de moda
Cenários
Expositores
Estudo de caso: Harlequin Design
Estudo de caso: Proportion>London
 
Pesquisa e design
Desenvolvimento do design visual
Criação de modelos e experimentação
Desenvolvimento do conceito
Apresentação e comunicação dos conceitos de design
25 temas visuais
Entrevista: Kristofj Von Strass
Entrevista: Sonya Storm
 
O futuro do visual merchandising
Tendências de compras e inovações
Tecnologia e visual merchandising digital
Sustentabilidade
Internacionalização
Entrevista: Bryan Meszaros
 
Apêndice
Atividades
Recursos
Glossário
Índice
Agradecimentos
Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

Introdução

O visual merchandising traz de volta a arte e o design ao varejo e desempenha um papel criativo e comercial importante em muitas áreas, incluindo a moda, o design de interiores, o cinema, a televisão, os eventos e as exibições. Qualquer pessoa que trabalha na indústria do varejo precisa se envolver com os estágios principais da pesquisa e implantação do design para poder reforçar a proposta do visual da marca de varejo no mercado. O visual merchandising é, muitas vezes, subestimado e desvalorizado por muitos varejistas, mas, mesmo assim, ele constitui uma parte fundamental do negócio de varejo, agregando muito valor.

Este livro apresenta várias técnicas e soluções de visual merchandising por meio de exemplos de pesquisa, exploração, interpretação, construção e instalação. Ele discute também o desenvolvimento do conceito, partindo de desenhos bidimensionais até o design em três dimensões (realizado com a ajuda de softwares de computador) e os elementos concretos da criação, eficiente, de um design de exposição no interior de uma loja do varejo.

A trajetória estratégica e criativa dentro da área do visual merchandising de moda se inicia com uma exploração profunda de uma das mais poderosas ferramentas do design – a comunicação. Isso implica em fazer visitas locais de caráter cultural, mas em âmbito internacional, examinando vitrinas e displays de interiores e todos os demais componentes que dão forma ao visual merchandising por meio da arte, do design e das formas naturais, e em as recriar por meio de esboços, rascunhos e fotografias, reproduzindo-as tridimensionalmente com o uso de diferentes materiais. Uma pesquisa minuciosa quanto à criação e ao desenvolvimento em três dimensões de uma sinalização representa uma forma importante de linguagem e comunicação visual.

A visualização da trajetória, quer em espaços privados quer em espaços públicos, é motivo de fascinação. Onde as pessoas se encontram antes de irem às compras? Por que elas vão a uma determinada loja e não à outra? O que faz que as mercadorias sejam vendidas? O que primeiro chama nossa atenção em uma marca? Há um determinado nível de psicologia humana que influencia a tomada de decisão do consumidor, o qual buscaremos explorar com mais detalhes nos estudos de casos.

O objetivo deste livro é ajudar os visual merchandisers a desenvolver novas formas de trabalhar dentro de um negócio de varejo de moda. Ele apresenta exemplos que destacam e exaltam as narrativas teóricas existentes em espaços criados para os consumidores. As complexidades do design espacial de varejo, a manipulação da orientação do cliente e a avaliação da hierarquia do espaço contribuem para a estratégia geral do visual merchandising. Entretanto, a atração e a sedução dos clientes, por meio da geração de uma experiência máxima de varejo visual, são de vital importância. Como podemos definir esses espaços de forma a manter o caráter comercial e, ao mesmo tempo, criar uma “experiência” que incorpore o mundo virtual e o físico?

Moda e visual merchandising tem como objetivo dotar você de habilidades e conhecimentos básicos que inspirem seu pensamento conceitual e sua prática comercial dentro do ambiente competitivo do visual do varejo.

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Moda e visual merchandising

(Francys Saleh, Audaces, 04/15)

Acceder

«O livro ainda traz uma série de outros tópicos, bem como entrevistas de vitrinistas cujos trabalhos são reconhecidos mundialmente. A obra também apresenta estudos de caso e, assim, pode auxiliar os profissionais que já exercem o visual merchandising ou estudantes que pretendem trabalhar nessa área.» (Francys Saleh, Audaces, 04/15)

Moda e visual merchandising

(Redação, Amazon, 01/14)

Acceder

«Por que entramos em uma determinada loja de roupas e não em outra? O que determina a venda de produtos de moda? O que nos atrai primeiro em uma marca? O visual merchandising é a área específica que responde a esse tipo de perguntas ao fazer que a marca, o consumidor, o produto e tudo que o envolve concentrem-se em uma só disciplina.» (Redação, Amazon, 01/14)

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Moda e visual merchandising

Como você avalia este produto? *