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Merchandising de moda

Um livro de Virginia Grose

 

Onde comprarR$95,50

Em um negócio de moda, cada uma das etapas da cadeia de produção (desde a conceitualização do produto até o comportamento do consumidor final) exerce influência direta no aumento do valor do produto desenvolvido. Portanto, conhecer os processos de produção e comercialização é fator determinante na carreira de um profissional atuante no mundo da moda, uma área tão complexa e fascinante.

Este livro proporciona uma visão panorâmica da indústria da moda por meio de uma descrição pormenorizada de cada uma das etapas que influenciam um negócio nessa área: desde a geração de ideias e identificação das tendências, passando pelo desenvolvimento de produtos, pela estratégia de venda e pelo detalhamento da cadeia de suprimentos, até chegar à promoção, às vendas e à análise do comportamento do consumidor. Além dos princípios básicos de cada fase, este livro conta com exemplos de casos práticos e entrevistas com profissionais da indústria, abordando ainda temas atuais do setor como a venda on-line, as lojas outlets e as de moda ecológica. O estudante de moda, qualquer que seja sua especialidade (design, produção, vendas ou marketing), encontrará nestas páginas um guia objetivo, prático e atual.

Descrição técnica do livro:

184 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520176
2013
Descrição
Descrição

Detalhes

Em um negócio de moda, cada uma das etapas da cadeia de produção (desde a conceitualização do produto até o comportamento do consumidor final) exerce influência direta no aumento do valor do produto desenvolvido. Portanto, conhecer os processos de produção e comercialização é fator determinante na carreira de um profissional atuante no mundo da moda, uma área tão complexa e fascinante.

Este livro proporciona uma visão panorâmica da indústria da moda por meio de uma descrição pormenorizada de cada uma das etapas que influenciam um negócio nessa área: desde a geração de ideias e identificação das tendências, passando pelo desenvolvimento de produtos, pela estratégia de venda e pelo detalhamento da cadeia de suprimentos, até chegar à promoção, às vendas e à análise do comportamento do consumidor. Além dos princípios básicos de cada fase, este livro conta com exemplos de casos práticos e entrevistas com profissionais da indústria, abordando ainda temas atuais do setor como a venda on-line, as lojas outlets e as de moda ecológica. O estudante de moda, qualquer que seja sua especialidade (design, produção, vendas ou marketing), encontrará nestas páginas um guia objetivo, prático e atual.

Virginia Grose tem formação em Design de Moda e atua na indústria há 25 anos, especialmente nos setores relacionados ao desenvolvimento de produto e à cadeia de suprimentos. Depois de passar pela Courtaulds Textiles, trabalhou com uma grande variedade de clientes tais como a Marks & Spencer, o Walmart e a Victoria’s Secret. Hoje, ela dirige o curso de mestrado em Moda e Gestão Empresarial da Universidade de Westminster de Londres, no Reino Unido.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
 
Capítulo 1. Contexto e conceito
Da alta-costura à moda de rua
Da alta-costura aos centros comerciais
A tipologia do designer
Pesquisa e geração de ideias
Previsão de tendências
Entrevista: Kim Mannino
Estudo de caso: WGSN
Capítulo 1: resumo
 
Capítulo 2. Desenvolvimento de produto
O papel do design no negócio
O mix de produtos
Especificações da peça: amostragem
Entrevista: George Sharp
Estudo de caso: Marks & Spencer
Capítulo 2: resumo
 
Capítulo 3. Estratégia de varejo
Definição da estratégia de varejo
O marketing mix: posicionamento
O marketing mix: ponto de venda
O marketing mix: preço
O marketing mix: pessoas
Entrevista: Belinda Dickson
Estudo de caso: Topshop
Capítulo 3: resumo
 
Capítulo 4. A cadeia de suprimentos
A indústria têxtil
Gestão da cadeia de suprimentos
Compra global
Gestão de risco
Logística e terceirização na cadeia de suprimentos
Ética na cadeia de suprimentos
Entrevista: Rob Hendry
Estudo de caso: Walmart
Capítulo 4: resumo
 
Capítulo 5. Gestão de marca
Perfil do consumidor
Construção de uma marca
Marcas de luxo
Promoção da marca
Proteção da marca
Entrevista: Nicky Lovell
Estudo de caso: Louis Vuitton
Capítulo 5: resumo
 
Conclusão
Glossário
Bibliografia
Sites úteis
Índice
Agradecimentos e créditos de fotografias
A ética professional
Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

Introdução

A indústria de moda abrange tudo o que é vendido em uma loja de varejo de moda e que traz (ou não) uma etiqueta com o nome de uma marca conhecida. Os designers de moda são tanto gerentes de produtos como também inovadores. Podem trabalhar como profissionais freelancers ou independentes, ser membros de uma equipe de design numerosa, por exemplo, em uma grande rede de varejo. Podem ainda ser parte integrante da cadeia de suprimentos de um fabricante ou trabalhar no escritório central de um representante. Mas um negócio de moda não se constrói somente sobre as bases de uma única função: áreas como as de previsão, de desenvolvimento de produto, fabricação, varejo, marketing, gestão e promoção de marca se unem na criação de uma indústria multimilionária que emprega milhões de pessoas ao redor de todo o mundo.

Assim como os produtos e designs criados, cada função dentro desta vasta indústria é especial. Mesmo ao final de uma forte recessão mundial, novos mercados continuam a ser abertos na indústria da moda uma vez que consumidores ainda procuram uma boa oferta, adquirir algo único para usar ou serem vistos vestindo última tendência. O design de moda e o desenvolvimento de produto agregam valor ao varejista ou a uma marca de moda. Entretanto, a indústria precisa de inovações constantes, que devem ser geradas a uma velocidade igual àquela do consumo dos produtos; do contrário, torna-se sem graça e ultrapassada. A indústria de moda tem um plano para seu produto se tornar obsoleto ao final de cada estação.

O negócio de moda evolui continuamente à medida que varejistas criam novos cargos dentro da indústria: compradores e profissionais de merchandising, profissionais de desenvolvimento de produto, gerentes de aprovisionamento e tecnólogos em produção têxtil são algumas das principais funções na indústria. Tudo isso quer dizer que um recém-formado dispõe de muitas oportunidades de trabalho em uma grande variedade de carreiras possíveis dentro do negócio de moda, em todo o mundo e em diferentes tipos de organizações. A velocidade dessa evolução chama a atenção para o surgimento e importância de um número de reflexões a serem feitas pela indústria, entre elas os assuntos relacionados à sustentabilidade e à ética. O apetite por uma moda rápida estabelecido por determinadas marcas até agora não diminuiu, da mesma forma que o entusiasmo do consumidor do mercado de artigos de luxo por produtos de grife continua intenso. Essas tendências de consumo emergiram na década passada e, até onde se pode prever, parecem que irão continuar no futuro próximo.

O negócio de moda talvez possa ser considerado um caminho crucial, e cada um dos seus marcos — do conceito ao consumidor — é especialmente concebido para agregar valor ao produto. Os pontos mais importantes deste caminho são:

× Conceito, tendência e geração de ideia
× Estratégia de design
× Design e desenvolvimento de produto
× Estratégia de Varejo
× Desenvolvimento de tecido
× Amostragem
× Planejamento da linha
× Estratégia de compras
× Produção
× Expedição
× Distribuição
× Promoção
× Vendas
× Reação do cliente

O objetivo deste livro é recriar esse modelo para o design, o marketing, as compras e o merchandising de moda, a fim de oferecer ao leitor uma compreensão deste caminho crítico e dos principais estágios do negócio da moda. Cada um dos cinco capítulos deste livro explora um marco do caminho de moda. A fim de transformar a teoria em prática e tornar o conteúdo do livro acessível de imediato, cada capítulo apresenta também um estudo de caso relevante e uma entrevista com um profissional da área. Além disso, ao final de cada capítulo, você irá encontrar perguntas para autorreflexão e exercícios que irão ajudá-lo a desenvolver um pouco mais as ideias apresentadas.

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Merchandising de moda

(Redação, Amazon, 01/13)

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«Na industria da moda, criam-se continuamente novos perfis profissionais, desde os encarregados de compras e especialistas em merchandising ate os profissionais de desenvolvimento de produto, de gestao de estoque ou dos tecnologos texteis.» (Redação, Amazon, 01/13)

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