Marketing de moda

Um livro de Harriet Posner

 

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O marketing de moda fundamenta muitas das decisões estratégicas e criativas que influenciam o design e o desenvolvimento de um produto. Além disso, também é a ponte que preenche o vazio entre o intangível da moda e a realidade concreta do mundo dos negócios. Esse duplo papel fundamental transforma o marketing de moda em uma das especialidades-chave tanto nos programas acadêmicos do ensino de moda como na indústria do setor.

Marketing de moda é um guia prático dos princípios teóricos e das aplicações práticas do marketing e do branding no segmento da moda. Com base em um grande repertório de exemplos de casos práticos extraídos das empresas de moda, do mundo têxtil e das empresas varejistas, Harriet Posner introduz ao leitor os conceitos teóricos fundamentais e o conduz por todo o processo de trabalho – desde a pesquisa de mercado e a identificação das necessidades do consumidor até a criação de campanhas de marketing cativantes e eficazes.

Esta obra inclui uma análise minuciosa do marketing digital e das novas tecnologias e se consolida como referência essencial dentro da bibliografia de moda. Um guia confiável e acessível, especialmente direcionado aos estudantes e profissionais do setor.

Descrição técnica do livro:

240 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520572
2016
Descrição
Descrição

Detalhes

O marketing de moda fundamenta muitas das decisões estratégicas e criativas que influenciam o design e o desenvolvimento de um produto. Além disso, também é a ponte que preenche o vazio entre o intangível da moda e a realidade concreta do mundo dos negócios. Esse duplo papel fundamental transforma o marketing de moda em uma das especialidades-chave tanto nos programas acadêmicos do ensino de moda como na indústria do setor.

Marketing de moda é um guia prático dos princípios teóricos e das aplicações práticas do marketing e do branding no segmento da moda. Com base em um grande repertório de exemplos de casos práticos extraídos das empresas de moda, do mundo têxtil e das empresas varejistas, Harriet Posner introduz ao leitor os conceitos teóricos fundamentais e o conduz por todo o processo de trabalho – desde a pesquisa de mercado e a identificação das necessidades do consumidor até a criação de campanhas de marketing cativantes e eficazes.

Esta obra inclui uma análise minuciosa do marketing digital e das novas tecnologias e se consolida como referência essencial dentro da bibliografia de moda. Um guia confiável e acessível, especialmente direcionado aos estudantes e profissionais do setor.

Harriet Posner foi professora de marketing de moda em diversas escolas, entre elas a London College of Fashion e a Amsterdam Fashion Academy. Formada pela Central Saint Martins College of Art & Design, atualmente dirige o curso de Comunicação e Promoção de Moda da Norwich University of the Arts, no Reino Unido.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
O que há neste livro?
Como este livro está organizado
A quem se destina este livro?
 
O mercado de moda
Setores do mercado de moda
Níveis de segmentação do mercado de moda
O mercado global de moda
O que é marketing?
Definições de marketing
Financiamento coletivo.
 
Estratégia de marketing
O que é estratégia de marketing?
O marketing mix
Substituição dos Ps pelos Cs
Estratégia STP de marketing
 
Pesquisa e planejamento
Pesquisa de marketing
Pesquisa de mercado
Métodos de pesquisa de mercado
Tendências de mercado
Planejamento e estratégia
 
Conhecer o cliente
Definição de consumidor
Segmentação do cliente
Criação de um perfil do cliente
 
Introdução ao branding
Definição da marca
Objetivo do branding
Desenvolvimento e gestão da identidade da marca
Estratégia e gestão da marca
 
Promoção de moda
Mix promocional
Publicidade de moda e campanhas digitais
Promoção de vendas
Relações Públicas e publicidade de moda
Avaliação da eficácia de uma campanha
Venda pessoal
 
Carreiras no marketing
Qualificação profissional
Opções de carreira
Colocações profissionais e estágios
 
Leitura adicional
Publicações e revistas de comércio
Fonte das citações
Endereços úteis
Recursos adicionais
Glossário
Índice
Crédito das fotografias
Agradecimentos
Leia um trecho
Leia um trecho

Trecho da introdução

Introdução

“Hoje, a criatividade de um estilista expressa-se mais do que nunca no marketing e não nas roupas de sua coleção.” Teri Agins

Marketing e branding (do inglês, gestão de marca) desempenham um papel importante na indústria da moda atual e se tornaram disciplinas empolgantes e fascinantes, que definem muitas das decisões estratégicas e de criação envolvidas no design e no desenvolvimento de um produto. O marketing é a ponte que liga o vazio que existe entre o intocável da moda e as realidades concretas do mundo dos negócios. Ele pode ser considerado como um sistema holístico que une os objetivos comerciais e o sistema de valores de uma organização empresarial às ideias pessoais, aos desejos e às necessidades reais dos consumidores.

Devido à sua própria natureza, a moda é uma ferramenta de marketing que, por sua vez, faz parte de seu DNA e é inerente à essência e ao espírito dela. Pense um pouco: se não se chamasse moda, ela seria só uma vestimenta ou um conjunto de peças de roupas, empressões essas que conspiram para matar o caráter distintivo e a exuberância da moda em si. A moda nos permite sonhar e pode nos transportar do corriqueiro ao mundo cheio de brilho das modelos, das passarelas e das fantasias. No mundo mágico da moda, uma roupa se transforma naquela peça imprescindível da estação, uma linha e proporção se tornam uma silhueta, um simples marrom se converte em um moca cheio de glamour e uma mera barra de um tecido preto se torna um pretinho básico. Não é de se admirar que, como alvo dos tantos holofotes dos meios de comunicação que são dirigidos aos aspectos mais glamorosos da sua indústria, a moda seja tão sedutora. Grande parte da cobertura dos meios de comunicação é dedicada a informar cada aspecto do mundo da moda: editoriais de moda, elaborados em estilo belíssimo, exibem as criações de visuais es-tonteantes das novas coleções da estação, e as revistas ostentam inúmeros anúncios em papel couché brilhante, que divulgam uma variedade de roupas, acessórios e perfumes. A indústria da moda abraçou a mídia digital, usando-a para aumentar a percepção do produto e as conexões entre as marcas, as etiquetas e os clientes. A moda é um fenômeno cultural complexo, mas é também uma indústria de confecção e varejo global de grande abrangência. A indústria se estende dos campos da agricultura e das indústrias química e de fibras, que produzem e abastecem com matéria-prima a fabricação de tecidos, até pessoas que trabalham na ponta mais glamorosa do espectro no mundo do estilismo, da direção de arte, da fotografia, da publicidade, dos meios de comunicação e do marketing digital.

O marketing atua em todos os níveis do sistema de moda e repercute em toda a cadeia de suprimentos da indústria, desde o desenvolvimento do produto até o varejo. Ele é tão importante para a costura, para as marcas de luxo e as marcas de estilistas como o é para as marcas próprias de nicho de mercado ou para as empresas orientadas ao mercado de massa ou de grande volume. O marketing é o denominador comum a todos. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Marketing de moda

(Redação, Publishnews, 05/16)

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«O marketing de moda fundamenta muitas das decisões estratégicas e criativas que influenciam o design e o desenvolvimento de um produto. » (Redação, Publishnews, 05/16)

Marketing de moda

(Eduardo Vilas Bôas, MM da Moda, 06/16)

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« É uma referência essencial e uma das poucas opções [de qualidade] em língua portuguesa.» (Eduardo Vilas Bôas, MM da Moda, 06/16)

Marketing de moda

(Redação, História da Moda, 06/16)

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«A proposta do livro é ser um guia visual das teorias de marketing contemporâneas e gestão de marcas mostrando como os principais conceitos teóricos podem ser aplicados na indústria do varejo, partindo desde o básico que é a clássica pergunta "o que é marketing?" e ensinando como comercializar produtos com facilidade.» (Redação, História da Moda, 06/16)

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