Manual do fotógrafo de rua

Um livro de David Gibson

Disponível

Preço Normal: R$99,00

Special Price R$84,00

Oferta

A fotografia de rua existe desde que as primeiras cameras foram inventadas, produzindo algumas das imagens mais comoventes do nosso tempo.

O manual de fotógrafo de rua celebra o espírito da fotografia de rua com instruções inspiradoras para ajudá-lo a capturar o momento urbano perfeito. Ao longo de 20 tutoriais de projeto simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, junto com cativantes perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua de renome internacional, incluindo Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Saul Leiter, o autor oferece ao leitor um tour visual pela mídia; perfeito para aspirantes a fotógrafo de rua.

Descrição técnica do livro:

18 x 23 cm
192 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520404
Brochura
2015 (ª edição)
Descrição
Descrição

Detalhes

A fotografia de rua existe desde que as primeiras cameras foram inventadas, produzindo algumas das imagens mais comoventes do nosso tempo.

O manual de fotógrafo de rua celebra o espírito da fotografia de rua com instruções inspiradoras para ajudá-lo a capturar o momento urbano perfeito. Ao longo de 20 tutoriais de projeto simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, junto com cativantes perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua de renome internacional, incluindo Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Saul Leiter, o autor oferece ao leitor um tour visual pela mídia; perfeito para aspirantes a fotógrafo de rua.

David Gibson é um dos membros fundadores do In-Public, o primeiro coletivo moderno internacional de fotógrafos de rua. Ele também ministra um curso sobre fotografia de rua na Central Saint Martins em Londres.

Índice
Índice
Sumário
 
Introdução
 
Capítulo 1/Movimentado
Introdução
Elliott Erwitt
Ordem
Kaushal Parikh
Eventos
Bruce Gilden
Sequências
Matt Stuart
Alinhamento
Maria Plotnikova
 
Capítulo 2/Tranquilo
Introdução
Lukas Vasilikos
Esperar
Blake Andrews
Seguir
Nils Jorgensen
Atrás
Marc Riboud
Olhar Para Baixo
Shin Noguchi
 
Capítulo 3/Abstrato
Introdução
Desfocado
Gueorgui Pinkhassov
Camadas
Jack Simon
Sombras
Saul Leiter
Reflexos
Trent Parke
Duplos
Jesse Marlow
 
Capítulo 4/Parado
Introdução8
Vazio
Johanna Neurath
Objetos
Caspar Claasen
Gráfico
 
Capítulo 5/Temas
Introdução
Crianças
David Solomons
Projetos
Narelle Autio
Vertical/Horizontal
Oliver Lang
Ética
 
Referência
Conclusão
Glossário
Bibliografia
Índice
Leia um trecho
Leia um trecho

Trecho da introdução

Introdução

Vagar por aí sem nada especial em mente para fotografar pode parecer estranho, mas quando aquela pequena mágica acontece, fotografar torna-se a coisa mais natural e maravilhosa a fazer.

O QUE É FOTOGRAFIA DE RUA?
Na seção de fotografia de uma livraria, as prateleiras menos interessantes para mim são aquelas com os livros didáticos e técnicos. Eu não entendo esses livros, prática ou emocionalmente. Quando estudei fotografia pela primeira vez, no final da década de 1980, a teoria quase me dissuadiu de fotografar. Ela sufocava minha confiança e isso ainda está profundamente enraizado em mim. Estou muito mais interessado em analisar fotos excelentes, especialmente fotografia de rua. É aqui que aprendi sobre fotografia e quero definir isso como o tema deste livro. Na verdade, espero que apenas as fotografias neste livro já sejam uma inspiração para os leitores que podem estar curiosos sobre fotografia de rua.

Eu deveria acrescentar outra ressalva no início: a de que opinião pessoal é provavelmente inevitável, como minha antipatia por assuntos técnicos, por exemplo. Ao escrever este livro, percebi melhor a intolerância e como é fácil tornar estreitos nossos pontos de vista. Todos têm opiniões diferentes sobre fotos, incluindo como elas se materializam. Henri Cartier-Bresson era intolerante com alguns tipos de fotografia; ele era disciplinado e tinha padrões estéticos altos, mas desconfiava muito de fotos coloridas. Esse era seu ponto de vista, mas ele não estava necessariamente certo.

O objetivo deste livro pode muito bem ser minha própria juventude – um inocente que acabou de abraçar um interesse de toda uma vida por fotografia, ansioso por absorver mais e encontrar um caminho para a própria prática. Digo inocência no sentido daquela curiosidade infantil que, invariavelmente, é desafiada e muda à medida que envelhecemos. Lembro perfeitamente desse período de aprendizagem inicial, essa curva íngreme de aprendizagem obsessiva que nunca mais consegui reviver. Mas em workshops sobre fotografia de rua, descobri uma ânsia de conhecimento semelhante em outras pessoas. O entusiasmo inicial de outra pessoa é um excelente tônico.

Este livro é sobre olhar e reconhecer o processo como a fotografia de rua acontece. Você não pode ensinar como ter sorte, nem como ter paixão por fotografia de rua, mas, se a semente já está lá, este livro pode esclarecer ou até mesmo acelerar o processo. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Manual do fotógrafo de rua

(João Taboada, Visuarea, 06/16)

Ler mais

«O livro é recheado de imagens curiosas e inesperadas, características bastante particulares da fotografia de rua.»(João Taboada, Visuarea, 06/16)

Manual do fotógrafo de rua

(Dalmir, Designers Brasileiros, 08/16)

Ler mais

«Este livro é sobre olhar e reconhecer o processo como a fotografia de rua acontece.» (Dalmir, Designers Brasileiros, 08/16)

Leia no GGBlog
Leia no GGBlog

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Manual do fotógrafo de rua

Como você avalia este produto? *