Geometria do design
Estudos sobre proporção e composição

Um livro de Kimberly Elam

Disponível

Preço Normal: R$129,00

Special Price R$116,00

Oferta

O que o Novo Fusca, a casa Farnsworth de Mies van der Rohe, os cartazes de Cassandre, a gravura Tauro-maquia 20 de Goya e a catedral de Notre-Dame têm em comum? Uma compreensão profunda dos sistemas de proporções refletidos em seu design.

Ideias excelentes fracassam em sua execução devido a uma falta de compreensão dos princípios visuais da composição geométrica por parte do designer. Este livro se propõe a explicar esses princípios em termos visuais, por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores) e da análise pormenorizada de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios cujo agudo senso de proporção legitimou-se com o passar do tempo.

Embora a análise geométrica não aborde o contexto cultural em que um design foi elaborado, ela é incrivelmente esclarecedora quanto aos seus princípios compositivos e permite avaliar a primeira reação – intuitiva – do espectador. Esta Geometria do design não pretende usar a geometria como critério de avaliação estética, mas sim analisar o papel que a simetria, a ordem e o equilíbrio visual desempenham na arte e no design para nos ajudar a compreender o funcionamento desses princípios e aplicá-los de maneira eficaz em nosso próprio trabalho.

Descrição técnica do livro:

17.5 x 21.5 cm
144 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584521081
Brochura
2018




Descrição
Descrição

Detalhes

O que o Novo Fusca, a casa Farnsworth de Mies van der Rohe, os cartazes de Cassandre, a gravura Tauro-maquia 20 de Goya e a catedral de Notre-Dame têm em comum? Uma compreensão profunda dos sistemas de proporções refletidos em seu design.

Ideias excelentes fracassam em sua execução devido a uma falta de compreensão dos princípios visuais da composição geométrica por parte do designer. Este livro se propõe a explicar esses princípios em termos visuais, por meio de uma revisão esclarecedora dos sistemas clássicos de proporções (como a seção áurea, a sequência de Fibonacci, os retângulos de raiz, o conceito de razão, a relação entre as formas e os traçados reguladores) e da análise pormenorizada de 40 designs de cartazes, produtos e edifícios cujo agudo senso de proporção legitimou-se com o passar do tempo.

Embora a análise geométrica não aborde o contexto cultural em que um design foi elaborado, ela é incrivelmente esclarecedora quanto aos seus princípios compositivos e permite avaliar a primeira reação – intuitiva – do espectador. Esta Geometria do design não pretende usar a geometria como critério de avaliação estética, mas sim analisar o papel que a simetria, a ordem e o equilíbrio visual desempenham na arte e no design para nos ajudar a compreender o funcionamento desses princípios e aplicá-los de maneira eficaz em nosso próprio trabalho.

Kimberly Elam é designer gráfica e professora do departamento de Comunicação Gráfica do Ringling College of Art + Design de Sarasota, na Flórida (EUA). Especialista em tipografia, design de sistemas e pedagogia do design, ela é autora de diversos livros sobre design que se transformaram em obras de referência para estudantes e profissionais, entre eles Sistemas reticulares. Principios para organizar la tipografía e Geometria do Design (Editorial Gustavo Gili).

Índice
Índice

Sumário

Introdução

A proporção no homem e na natureza
Proporções e preferências cognitivas
Proporção e natureza
Proporções do corpo humano na escultura     clássica
Proporções do corpo humano no desenho clássico
Proporções faciais

As proporções na arquitetura
Proporções arquitetônicas
Traçados reguladores de Le Corbusier

A seção áurea
Construção do retângulo áureo
Proporções áureas
A seção áurea e a sequência de Fibonacci
Triângulo e elipse áureos
Retângulos áureos dinâmicos

Retângulos de raiz
Construção do retângulo de raiz 2
Norma DIN de formatos proporcionais de papel
Retângulos dinâmicos de raiz 2
Retângulo de raiz 3
Retângulo de raiz 4
Retângulo de raiz 5
Comparação dos retângulos de raiz
Análise visual do design

Análise visual do design
O processo de análise geométrica
Gravura Tauromaquia 20
Cavalos de corrida em Longchamp
Pintura Gante, ao entardecer

Análise geométrica
Cadeira Thonet Viena nº 14
Cartaz Folies-Bergère
Pintura Banhistas em Asnières
Cartaz Job
Pintura Baile no Moulin Rouge
Pintura La Goulue chegando ao Moulin Rouge com duas mulheres
Cadeira Argyle
Cadeira Hill House
Cadeira Willow
Cartaz Bauhaus Ausstellung
Cartaz L’Intransigeant
Cartaz East Coast by L.N.E.R.
Cadeira MR
Cadeira Barcelona
Chaise Longue
Cadeira Brno
Cartaz Wagon-Bar
Cartaz Konstruktivisten
Cadeira Barrel
Cadeiras S.C. Johnson
Cartaz Der Berufsphotograph
Fonte Max Bill    
Casa Farnsworth
Cadeira Plywood
Casa de Vidro de Philip Johnson
Capela do Instituto de Tecnologia de Illinois
Cadeira Tulipa
Casa Vanna Venturi
Cartaz Vormgevers
Cartaz Fürstenberg Porzellan
Pictogramas para os Jogos Olímpícos de Munique, 1972
LEB, London Electricity Board
Cartaz Majakovskij
Processador de alimentos Braun
Cafeteira Aromaster Braun
Chaleira Il Conico
Novo Fusca

Epílogo
Agradecimentos
Créditos das ilustrações
Bibliografia selecionada
Índice

Leia um trecho
Leia um trecho

Trecho da introdução

Muitas vezes, como profissional do design e como educadora, vi excelentes ideias conceituais acabarem prejudicadas durante o processo de realização, em grande parte devido a uma falta de entendimento, por parte do designer, dos princípios visuais da composição geométrica. Tais princípios incluem uma compreensão dos sistemas clássicos de proporções, como a seção áurea e os retângulos de raiz, assim como os conceitos de razão e proporção e as relações entre as formas e os traçados reguladores. Este livro se propõe a explicar os princípios da composição geométrica em termos visuais e também a analisar, em conformidade com tais princípios, um conjunto abrangente de cartazes, produtos e edifícios.

A seleção dessas obras teve como critério o fato de terem passado pela prova do tempo e de serem consideradas, em muitos aspectos, exemplos clássicos de design. As obras são apresentadas em ordem cronológica e guardam vínculos com o estilo e a tecnologia das épocas em que foram produzidas, mas também com a intemporalidade do design clássico. Apesar das diferenças que marcam tais épocas e da diversidade formal das obras, entre as quais há desde pequenas obras gráficas bidimensionais até estruturas arquitetônicas, nota-se uma extraordinária similaridade em sua concepção e ordenamento, a qual se deve ao uso deliberado da geometria.

Este Geometria do design não pretende usar a geometria como critério de avaliação estética, mas antes pôr em evidência aquelas relações visuais que se baseiam em atributos essenciais tanto no âmbito da vida, como a proporção e os padrões de crescimento, quanto no âmbito da matemática. Seu propósito principal é esclarecer o processo do design e proporcionar coerência ao desenho por meio de estruturas visuais. Graças a tal entendimento, o artista, ou o designer, poderá encontrar, por conta própria, mérito e valor para si mesmo e suas obras.

Kimberly Elam
Ringling College of Art and Design

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Geometria do design

Como você avalia este produto? *

Jan Braun
Bibliografia necessária para Designers.
Conteúdo muito pertinente e necessário. Estas bases ligadas a geometria muitas vezes são ignoradas em diversos projetos de design. Vale muito inserir como bibliografia para estudantes e profissionais do design.
Aline Santos
Ótimo livro tanto para estudantes/profissionais de design gráfico como arquitetos
Ótimo livro! Aborda tema pertinente tanto à área do design gráfico como da arquitetura. Edição de boa qualidade, gostei das páginas em vegetal que sobrepõem às páginas comuns com o objetivo de destacar as proporções utilizadas nas obras.
Aline Santos
Ótimo livro tanto para estudantes/profissionais da área de design gráfico como arquitetura.
Ótimo livro! Aborda tema pertinente tanto à área do design gráfico como da arquitetura. Edição de boa qualidade, gostei das páginas em vegetal que sobrepõem às páginas comuns com o objetivo de destacar as proporções utilizadas nos projetos.