BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Fundamentos da fotografia criativa

Um livro de David Präkel

Este livro oferece uma introdução completa ao emocionante mundo da fotografia criativa aplicada.
A estrutura do livro conduz o leitor através das bases teóricas da fotografia até a realização de um brief profissional, sempre fornecendo uma explicação sobre o modo de utilização dos aspectos mais técnicos. O objetivo deste livro é a criação de imagens, não somente como método de expressão pessoal mas como prática orientada ao mundo profissional.

Fundamentos da fotografia criativa é uma visão única das práticas profissionais no âmbito da indústria da imagem. É uma introdução perfeita para quem busca um trabalho nessa área, estuda ou ensina em módulos práticos em escolas de artes visuais com base na fotografia, assim como para todos aqueles que chegaram até essa área através de outros meios e buscam uma fonte de informação como apoio.

Descrição técnica do livro:

20 x 23 cm
208 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584520107
Brochura
2015 (ª edição)
Descrição
Descrição

Detalhes

Este livro oferece uma introdução completa ao emocionante mundo da fotografia criativa aplicada.
A estrutura do livro conduz o leitor através das bases teóricas da fotografia até a realização de um brief profissional, sempre fornecendo uma explicação sobre o modo de utilização dos aspectos mais técnicos. O objetivo deste livro é a criação de imagens, não somente como método de expressão pessoal mas como prática orientada ao mundo profissional.

Fundamentos da fotografia criativa é uma visão única das práticas profissionais no âmbito da indústria da imagem. É uma introdução perfeita para quem busca um trabalho nessa área, estuda ou ensina em módulos práticos em escolas de artes visuais com base na fotografia, assim como para todos aqueles que chegaram até essa área através de outros meios e buscam uma fonte de informação como apoio.

David Präkel nasceu e estudou na Inglaterra. Após estudar Psicologia na Universidade de Manchester, estabeleceu uma carreira variada e com êxito na área do jornalismo fotográfico e na docência. Lecionou a disciplina para diversos níveis em universidades, faculdades, escolas e no prestigioso Kodak Imaging Training Centre em Harrow, Londres. Atualmente ministra suas próprias oficinas em Northumberland (Centre of Britain PhotoWorkshops Partnership). Seus famosos livros sobre composição fotográfica, iluminação e fotografia em preto e branco são ideais para aqueles que desejam adentrar na área.

Índice
Índice
Indice de conteúdos
 
Introdução
 
Fundamentos fotográficos
Elementos formais da composição
Princípios de design
Considerações técnicas
Exposição e reciprocidade
A linguagem da fotografia
Colocando tudo junto
Criatividade e intenção
 
Comunicaçâo
Alfabetização visual
Propriedade da imagem
Lendo a imagem
Desconstrução
Semiótica: o estudo dos signos
Influências
Falando sobre fotografia: linguagem técnica
Falando sobre fotografia: linguagem artística
Falando sobre fotografia: linguagem emocional
 
Fotografia aplicada
Tipos de fotografia
Comercial e publicitária
Editorial
Esportes
Arquitetura
Social
Vida selvagem e natureza
Fotojornalismo
Moda
Trabalhando em fotografia
 
Profissionalismo
Adquirindo formação
Aprendendo como assistente de fotógrafo
Conseguindo trabalho
Portfólios
Autopromoção
Representantes e agentes
Associações profissionais
 
O brief
O cliente
Uma linguagem comum
Até que ponto pode chegar sua criatividade?
Resultados necessários
Gestão do tempo e data de entrega
Aspectos legais
Suplantação e plágio
Autorizações de uso da imagem para modelos e propriedades
Trabalho em equipe
Práticas de trabalho seguras
 
Fluxo de trabalho
Fluxo do trabalho fotográfico
Fluxo do trabalho básico: antes da sessão
Fluxo do trabalho básico: sessão
Fluxo do trabalho básico: transferência
Fluxo do trabalho básico: processamento
Fluxo do trabalho básico: edição
Fluxo do trabalho básico: otimização do resultado
Fluxo do trabalho básico: arquivamento
Fluxo do trabalho básico: catalogação e gestão de dados digitais
O impacto do digital
Produtos para fluxo de trabalho
 
Conclusão
Glossário
Bibliografia e webgrafia
Índice remissivo
Agradecimentos e créditos das imagens
Trabalhando com ética
Leia um trecho
Leia um trecho

Trecho da introduçâo

A fotografia é uma forma de autoexpressão artística. Para muitos fotógrafos, é o lugar em que o sujeito começa e termina. Seu objetivo, qualquer que seja o tema, é aperfeiçoar uma visão pessoal, ou seja, criar a imagem mais bonita, com mais movimento, ou mais comunicativa possível. Cada um define a sua meta.
A recompensa, exceto nos casos dos concursos fotográficos, é a satisfação pessoal e, talvez, o reconhecimento. No entanto, o mundo saturado de imagens de hoje está cheio de fotos criadas com outras motivações. Este tipo de fotografia não tem nada a ver com expressão pessoal. A maioria das pessoas que se dedica profissionalmente à fotografia está envolvida no processo de criação intencional de imagens para utilização por terceiros. A criatividade tem peso, pois somente as imagens únicas e exclusivas conseguirão aflorar à superfície da massa iconográfica e ser memoráveis; mas isso é criatividade individual usada a serviço de outros.

Não é fácil encontrar um título que descreva em sua totalidade este tipo de fotografia. Uma geração anterior de leitores teria reconhecido e entendido o termo “fotografia aplicada”. Hoje ele é muito limitado para expressar com precisão e abranger a construção de imagens e sua utilização. Fotografia aplicada também tem conotações de imagem científica e de imagens que são mero registro, o que com toda certeza não é o que se discute neste livro. A palavra “aplicada”, no entanto, também pode significar o uso criativo de imagens fotográficas para outros fins — geralmente comerciais, mas não só. Decidimos falar aqui em fotografia “criativa”.

Fundamentos da fotografia criativa deve começar com o entendimento dos princípios fundamentais da técnica fotográfica e dos elementos de composição e design. Desde o início, este livro assume o ponto de vista de que a fotografia é uma linguagem com um vocabulário e uma gramática, e que os fotógrafos modernos precisam se familiarizar com essa linguagem para entender as necessidades dos clientes e criar uma iconografia que seja ao mesmo tempo expressiva e comunicativa para o espectador. O primeiro capítulo enfoca a forma como os aspectos técnicos da fotografia podem ser usados expressiva e intencionalmente.

A comunicação é a chave para o sucesso da fotografia criativa. O segundo capítulo aborda a alfabetização visual, os proprietários e usuários de uma imagem e como estes influem em seu conteúdo. Usando exemplos cuidadosamente selecionados, mostrará ao leitor como dissecar —desconstruir— uma imagem e ler seu significado, bem como entender a intenção do fotógrafo e a finalidade e mensagem da imagem. Esta seção também fornecerá uma introdução de fácil compreensão sobre a semiótica, o estudo dos signos. Além disso, abordará as influências e o contexto. Ser capaz de descrever em detalhes e sucintamente o que você está vendo ou o que está tentando criar é parte essencial do trabalho na indústria da imagem criativa. O capítulo termina com um olhar para a maneira como a linguagem técnica, artística e emocional pode ser usada com precisão.

Então, em que campo da indústria criativa você está pensando em trabalhar? O terceiro capítulo trata dos diversos setores da indústria da fotografia criativa, incluindo o comercial e o publicitário — as semelhanças e diferenças ao fazer fotografias para publicação. A fotografia de moda é uma das profissões mais populares e uma das mais difíceis de acessar. Embora em muitas áreas da fotografia criativa o cliente seja uma marca, uma organização ou uma publicação, esse também pode ser um indivíduo. A fotografia social —em especial retratos encomendados de indivíduos, famílias e grupos— é outra maneira de relacionamento com o cliente, geralmente de forma individual, e só é adequada para alguns fotógrafos. O fotojornalismo e a fotografia de atualidades também não são para todos. Há muitas outras funções na indústria que você pode exercer, não produzindo ativamente imagens, mas lidando com fotografia no âmbito de uma galeria ou banco de imagens. Estas funções intimamente relacionadas e que requerem plena compreensão do processo fotográfico criativo também serão abordadas neste livro. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Fundamentos da fotografia criativa

(Eliane Terrataca, FósGrafê, 08/15)

Ler mais

«O primeiro capítulo, Fundamentos fotográficos, é totalmente focado em conceitos teóricos que ajudam a entender melhor como construir boas imagens, levando em consideração princípios do design, elementos de composição, exposição e linguagem fotográfica, além apresentar a importância de exercitar a criatividade.» (Eliane Terrataca, FósGrafê, 08/15)

Leia no GGBlog
Leia no GGBlog

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Fundamentos da fotografia criativa

Como você avalia este produto? *