Design editorial
Jornais e revistas / Mídia impressa e digital

Longseller

Terminada a controvérsia entre publicações impressas e publicações online, entramos agora em uma nova era de ouro do design editorial, um ecossistema híbrido de mídias, integrado a redes sociais, campanhas promocionais, eventos presenciais e dispositivos móveis. Neste novo contexto, é mais importante do que nunca conhecer bem os fundamentos do design editorial e os princípios básicos de tipografia, direção de arte e layout.

Este livro é uma cartilha sobre design editorial na era digital, que oferece orientação teórica e conselhos práticos para traduzir as necessidades básicas do jornalismo diário para a composição da página impressa ou digital. Com este volume, você aprenderá a conciliar seu conhecimento de tipografia e imagem aos vários canais que oferecem tanto as técnicas de impressão modernas como as publicações digitais. Além disso, você encontrará informações detalhadas sobre os diferentes formatos de publicação, uma história do design editorial e inúmeros recursos e exemplos de jornalismo visual. Em suma, trata-se de um guia de referência básico para o novo design editorial.

Descrição técnica do livro:

19 x 23cm
240 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788565985536
Brochura
2014
Descrição
Descrição

Detalhes

Terminada a controvérsia entre publicações impressas e publicações online, entramos agora em uma nova era de ouro do design editorial, um ecossistema híbrido de mídias, integrado a redes sociais, campanhas promocionais, eventos presenciais e dispositivos móveis. Neste novo contexto, é mais importante do que nunca conhecer bem os fundamentos do design editorial e os princípios básicos de tipografia, direção de arte e layout.

Este livro é uma cartilha sobre design editorial na era digital, que oferece orientação teórica e conselhos práticos para traduzir as necessidades básicas do jornalismo diário para a composição da página impressa ou digital. Com este volume, você aprenderá a conciliar seu conhecimento de tipografia e imagem aos vários canais que oferecem tanto as técnicas de impressão modernas como as publicações digitais. Além disso, você encontrará informações detalhadas sobre os diferentes formatos de publicação, uma história do design editorial e inúmeros recursos e exemplos de jornalismo visual. Em suma, trata-se de um guia de referência básico para o novo design editorial.

Cath Caldwell professora da Central Saint Martins, em Londres, foi diretora de arte da Elle e da Elle Decoration. Especializada em design editorial para formatos impressos e digitais, é uma das fundadoras da associação sem fins lucrativos Editorial Designers Organisation.

Yolanda Zappaterra é designer, autora de vários livros sobre design gráfico e colaboradora regular das revistas Grafik e Time Out.

Índice
Índice

Índice

Introdução

Capítulo 1 Design editorial
Capítulo 2 Formatos editoriais
Capítulo 3 Capas
Capítulo 4 Dentro da publicação
Capítulo 5 Criando layouts
Capítulo 6 Habilidades de design editorial
Capítulo 7 Olhando para trás, olhando para frente

Sugestões de leitura
Índice alfabético
Créditos das imagens
Agradecimentos

Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

Design Editorial mostrará como adicionar magia jornalística ao design de páginas, integrando seus conhecimentos de tipografia e criação de imagem com os vários canais modernos de revistas impressas e digitais. Meu objetivo com este livro é ajudá-lo a sustentar sua própria prática de design em uma base sólida de conhecimento; portanto, nas páginas a seguir, você encontrará inspiração misturada com uma sólida orientação prática. Em suma, este livro lhe mostrará como fazer texto e imagens brilharem juntos, seja na tela ou no papel.

A segunda edição deste livro anuncia o retorno ao design editorial criativo depois de uma enxurrada de debates acalorados que se seguiram ao lançamento do iPad em 2010. O embate impresso versus digital acabou e, agora, fazemos parte de uma nova era de ouro do design de revistas, um ecossistema de mídia impressa integrada com redes sociais, eventos, campanhas e produtos de mídia móvel. Por baixo de todas essas maravilhosas oportunidades de design de comunicação estão os princípios da tipografia, direção de arte e diagramação. Portanto, não jogue fora seus livros de história do design, mas adicione este a sua estante para criar um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro.

O Capítulo 2 foi desenvolvido para oferecer um resumo dos diferentes formatos editoriais, os Capítulos 5 e 6 desenvolvem suas próprias habilidades de design; no Capítulo 7, o leitor poderá encontrar perfis de grandes nomes do design que foram eternizados por sua atuação. Briefings testados e aprovados para alunos e professores aparecem no final dos Capítulos 2 a 6 para ajudar a desenvolver amostras editoriais para seu próprio portfólio. Além disso, mostraremos os formatos e os produtos editoriais que irão inspirá-lo a criar seus próprios grandes designs.

Os grandes nomes que me inspiraram – Janet Froelich, Jeremy Leslie, Mark Porter e Simon Esterson – permanecem ágeis, se adaptam e mostram interesse por novos formatos editoriais que fazem com que nossa área profissional se mantenha empolgante. Conecte seu interesse pelo passado a seu aprendizado de novos softwares do presente. Nessa nova era de design de revistas, tudo pode acontecer com as novas mídias, portanto, mantenha um olho na evolução tecnológica e o outro neste livro, e você estará preparado para o futuro.

Cath Caldwell

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Design editorial

(Redação, Agitprop, 12/2014)

Ler mais

«O livro funciona como uma espécie de cartilha nessa época de transição, que pretende conciliar conhecimentos tradicionais com novas necessidades e publicações contemporâneas.» (Redação, Agitprop, 12/2014)

Design editorial

(Andreia Verrone, Bons Tutoriais, 08/15)

Ler mais

«Design Editorial mostrará como adicionar magia jornalística ao design de páginas, integrando seus conhecimentos de tipografia e criação de imagem com os vários canais modernos de revistas impressas e digitais.» (Andreia Verrone, Bons Tutoriais, 08/15)

Design editorial

(Rafael Costa, Design Zero Um, 05/15)

Ler mais

«É necessário ter conhecimento e domínio em teoria da cor, tipografia, formatos, grid e muito mais. O design editorial é portanto uma das áreas do design que mais exige estudo por parte dos designers.» (Rafael Costa, Design Zero Um, 05/15)

Leia no GGBlog
Leia no GGBlog

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Design editorial

Como você avalia este produto? *

Jan Braun
Excelente referência!
Aborda de forma bem organizada as necessidades ligadas a um bom projeto de design editorial. Utilizo em minhas aulas e recomendo a profissionais e acadêmicos.