Curso de design gráfico
Princípios e práticas

Novidade

Curso de design gráfico. Princípios e práticas é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital.

• Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico – desde a compreensão dos fundamentos básicos até a geração de um conceito original e a criação de designs finalizados e bem-sucedidos.
• Exemplos extraídos de todas as mídias – revistas, livros, jornais, web, sites e identidades corporativas de marcas.
• Repleto de exercícios e tutoriais para estudantes e briefings de design autênticos.

Esta nova edição atualizada contém recomendações específicas sobre como adaptar os designs para que sejam compatíveis com diferentes projetos, incluindo informações sobre técnicas de geração de imagem digital, gráficos dinâmicos e design para a web, além de aplicativos para dispositivos móveis.

Descrição técnica do livro:

22.2 x 22.2 cm
208 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788584521463
Brochura
2019 (2ª edição)


Descrição
Descrição

Detalhes

Curso de design gráfico. Princípios e práticas é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital.

• Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico – desde a compreensão dos fundamentos básicos até a geração de um conceito original e a criação de designs finalizados e bem-sucedidos.
• Exemplos extraídos de todas as mídias – revistas, livros, jornais, web, sites e identidades corporativas de marcas.
• Repleto de exercícios e tutoriais para estudantes e briefings de design autênticos.

Esta nova edição atualizada contém recomendações específicas sobre como adaptar os designs para que sejam compatíveis com diferentes projetos, incluindo informações sobre técnicas de geração de imagem digital, gráficos dinâmicos e design para a web, além de aplicativos para dispositivos móveis.

Abbie Vickress leciona no Buckinghamshire New University e no Masters Students no Royal College of Art em Londres.

David Dabner leciona no renomado London College of Printing.

Sandra Stewart é pró-reitora de assuntos acadêmicos no Westphal College of Media Arts & Design, da Drexel University.

Índice
Índice

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO

PARTE 1: PRINCÍPIOS

UNIDADE UM: PESQUISA E CONCEITOS
Noções básicas de pesquisa 
Raciocínio linear/pensamento lateral 
Desenho exploratório 
Visualização de ideias 
Teorias da imagem e do texto 
Públicos, mercados e conceitos 
Cronogramas, organização e finalização 
Unidade Um: Atividades 

UNIDADE DOIS: FUNDAMENTOS DE COMPOSIÇÃO
Noções básicas de composição 
Forma e espaço 
Simetria/assimetria 
Princípios básicos do design de layout 
Estilos de layout 
Ritmo e contraste 
Tamanho e formato 
Identidade e sistemas expandidos 
Fotografia e ilustração 
Unidade Dois: Atividades 

UNIDADE TRÊS: FUNDAMENTOS DE TIPOGRAFIA
Tipografia e sentido 
Anatomia dos tipos 
Compreensão e seleção de fontes 
Espaçamento 
Legibilidade e visibilidade 
Ênfase e hierarquia tipográfica 
Fios/caixas e ornamentos tipográficos 
Texto como imagem 
Unidade Três: Atividades 

UNIDADE QUATRO: FUNDAMENTOS DE COR
Terminologia da cor 
Legibilidade, contraste e harmonia das cores 
Associações de cores 
Cor como informação 
Unidade Quatro: Atividades 

PARTE 2: PRÁTICA 

UNIDADE CINCO: FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS
Noções básicas de fotografia
e aquisição/pesquisa de imagens 
Programas de editoração eletrônica 
Photoshop 
Illustrator 
Animate e After Effects 
Unidade Cinco: Atividades 

UNIDADE SEIS: PRODUÇÃO GRÁFICA E APRESENTAÇÕES
Preparação de arquivos para impressão 
Como criar uma apresentação convincente 
Tipos e acabamentos de papel 
Impressão de cores 
Mídias impressas 
Impressão digital 
Prova de cor e prova de impressão 
Unidade Seis: Atividades 

UNIDADE SETE: WEB DESIGN
Visão geral do processo de desenvolvimento de um projeto 
Estruturas de projeto 
Ferramentas web 
Consultas iniciais 
Arquitetura de informação (AI) 
Fluxogramas e wireframes 
Elementos típicos de um layout para web 
Design para web 
Design de aplicativos móveis 
Sistemas de gerenciamento de conteúdo 
Design de banners publicitários 
Otimização para mecanismos de busca (SEO) 
Portfólios on-line 
Unidade Sete: Atividades 

UNIDADE OITO: CARREIRAS ESPECIALIZADAS 
Glossário 
Bibliografia 
Recursos on-line 
Índice remissivo 
Agradecimentos 

Leia um trecho
Leia um trecho

Introdução

Este livro tem o objetivo de servir como introdução aos princípios básicos do bom design gráfico, seja para mídias impressas, digitais ou ambientais. O conteúdo foi construído para espelhar, em parte, a forma como o assunto é ensinado nos cursos universitários de design, e os elementos visuais, que misturam projetos de estudantes com trabalhos de designers profissionais, foram cuidadosamente selecionados para esclarecer pontos específicos do aprendizado. Muitas seções contêm exercícios e atividades passo a passo, oferecem conselhos práticos e sugerem materiais de consulta complementares.

A primeira parte do livro, “Princípios”, baseia-se na ideia de que deve haver um entendimento amplo acerca dos princípios de design para dar suporte à criação de obras de design em resposta a briefings e problemas específicos, permitindo experimentações autorais e liberdade visual. À medida que for conhecendo as noções básicas de pesquisa, tipografia, cor, fotografia e composição, você aprenderá a ter consciência dos aspectos visuais e será capaz de articular esses princípios de design em seus trabalhos futuros. Além disso, poderá entender que esses princípios transcendem disciplinas e constituem o vocabulário para a alfabetização visual.

Na segunda parte do livro, “Prática”, serão apresentadas habilidades práticas valiosíssimas que funcionam como sistemas de apoio importantes para as habilidades de pesquisa e o processo criativo que você terá aprendido na Parte Um. Essas novas habilidades não substituem as anteriores, mas servem como métodos e práticas para desenvolver habilidades críticas de solução de problemas, bem como para aprender a gerenciar projetos complexos. Os designers precisam de toda essa gama de habilidades para serem verdadeiramente bem-sucedidos, e a especialização será produto do estudo e da prática permanentes em ambas as áreas. Você não conseguirá dar vida a seus brilhantes conceitos sem conhecer as habilidades práticas e a tecnologia da produção de design, como técnicas de gerenciamento de imagens, criação de arquivos digitais para mídias específicas, construção e estruturação de sites etc.

Nenhuma dessas habilidades visuais pode ser encarada a parte do contexto em que o design acontece e de seu papel mais abrangente na sociedade e no mundo. Os designers são comunicadores visuais que, muitas vezes, dão voz a ideias novas e provocadoras, de maneira visual. Eles criam imagens capazes de informar, persuadir e entreter milhões de pessoas. Isso implica uma grande responsabilidade e é fundamental estar ciente do papel que o design desempenha em moldar o mundo em que vivemos, bem como das mudanças na disciplina que transcendem tendências ou o mais novo software. Embora uma abordagem verdadeiramente abrangente sobre esses tópicos ultrapasse o escopo deste livro, a alfabetização visual e a aquisição de habilidades técnicas devem andar lado a lado com uma compreensão de questões tais como teorias da comunicação, públicos globais, teoria dos sistemas, questões de sustentabilidade no design e mudanças no papel da tecnologia.

Enfim, a formação em design é uma experiência para a vida toda, que pode trazer grande satisfação pessoal e ser muito recompensadora. As tecnologias, estilos e demandas mudam rapidamente nesse mercado e, por conseguinte, o design gráfico é um tema a ser abordado com independência e uma expectativa de aprendizado e empenho constantes. Este livro pretende abrir uma porta para um novo modo de ver o mundo, capaz de levá-lo a uma carreira que poderá render muitas surpresas e prazeres.

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

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