BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Contexto e narrativa em fotografia

Um livro de Maria Short

Fora de estoque

Avisar quando estiver disponível:
E-mail:
R$110,00

Contexto e narrativa em fotografia é um manual básico de fotografia em sua vertente comunicativa. O livro explora aqueles elementos do meio fotográfico que são necessários para transmitir ideias ou para contar histórias. Quer seja com uma única imagem, quer com uma série ou um conjunto de imagens, a linguagem fotográfica vale-se do contexto e da narração para construir e desenvolver o seu discurso, para captar a atenção do público e permitir-lhe relacionar-se de alguma maneira com a história e com a sua intenção. Tendo como ponto de partida alguns conceitos tradicionalmente associados à linguagem e à comunicação – emissor, mensagem, público, discurso narrativo, signos, símbolos e metainformação –, o leitor encontrará, nestas páginas, as chaves para conseguir uma comunicação visual eficaz e obter uma boa fotografia: desde questões gerais como o briefing de um projeto, o tema e o estilo, até técnicas e recursos específicos como o relato sequencial, a metáfora visual e as legendas de foto.

O conteúdo teórico do livro, breve e conciso, vem acompanhado de inúmeras imagens, e também é exemplificado por meio de experiências de fotógrafos de reconhecido prestígio internacional. Além disso, cada capítulo termina com um estudo de caso, exercícios práticos e um breve resumo. Em suma, um guia básico voltado a estudantes de fotografia, a fotógrafos juniores e a aficionados que desejam se aprofundar no conceito e na mensagem da obra fotográfica.

Descrição técnica do livro:

16 x 23 cm
184 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788565985154
Brochura
2012
Descrição
Descrição

Detalhes

Contexto e narrativa em fotografia é um manual básico de fotografia em sua vertente comunicativa. O livro explora aqueles elementos do meio fotográfico que são necessários para transmitir ideias ou para contar histórias. Quer seja com uma única imagem, quer com uma série ou um conjunto de imagens, a linguagem fotográfica vale-se do contexto e da narração para construir e desenvolver o seu discurso, para captar a atenção do público e permitir-lhe relacionar-se de alguma maneira com a história e com a sua intenção. Tendo como ponto de partida alguns conceitos tradicionalmente associados à linguagem e à comunicação – emissor, mensagem, público, discurso narrativo, signos, símbolos e metainformação –, o leitor encontrará, nestas páginas, as chaves para conseguir uma comunicação visual eficaz e obter uma boa fotografia: desde questões gerais como o briefing de um projeto, o tema e o estilo, até técnicas e recursos específicos como o relato sequencial, a metáfora visual e as legendas de foto.

O conteúdo teórico do livro, breve e conciso, vem acompanhado de inúmeras imagens, e também é exemplificado por meio de experiências de fotógrafos de reconhecido prestígio internacional. Além disso, cada capítulo termina com um estudo de caso, exercícios práticos e um breve resumo. Em suma, um guia básico voltado a estudantes de fotografia, a fotógrafos juniores e a aficionados que desejam se aprofundar no conceito e na mensagem da obra fotográfica.

Maria Short é fotógrafa, escritora e professora de Fotografia na Universidade de Brighton, Reino Unido.

Índice
Índice
Sumário
 
A fotografia
A função da fotografia
O briefing fotográfico
Contexto e fotografia
Estudo de caso: O projeto Regency. Richard Rowland
Exercícios e resumo
 
Tema
Escolhendo seu tema
Conceito
Equipamento e materiais
Fatores externos
Estudo de caso: Ex-combatentes sem-teto. Stuart Griffiths
Exercícios e resumo
 
Público
Público e intenção
Declaração de intenção
A resposta do público
Intenção, interpretação e contexto
Estudo de caso: King Alfred. Simon Carruthers
Exercícios e resumo
 
Narrativa
O que é narrativa?
Série ou conjunto de fotos
A imagem individual
Estudo de caso: Tema cinza médio. Kim Sweet
Exercícios e resumo
 
Signos e símbolos
Base teórica
Lidando com signos e símbolos
Enigmas e verdades
Técnicas práticas
Estudo de caso: Les Moguichets. Betsie Genou
Exercícios e resumo
 
Texto
Usando o texto
O texto integrado
O texto na imagem
Informação complementar
Estudo de caso: Incerteza. Trevor Williams
Exercícios e resumo
 
Conclusão
Leituras recomendadas
Recursos on-line
Créditos das imagens
Índice
Agradecimentos
A ética professional
Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

Introdução

A maioria de nós vive cercada de fotografias; fotografias que exercem uma miríade de papéis e funções tanto dentro de nossas vidas quanto ao redor. Fotografias que nos incentivam a comprar coisas, que contam notícias locais e internacionais, que mostram pessoas e lugares, que documentam eventos e fornecem provas do que aconteceu. Em alguns casos, as fotografias podem mesmo ser o motivo para criar um momento ou evento. Para alguns de nós, as fotografias talvez estejam entre nossos bens mais preciosos.

As fotografias nos falam do passado; de segundos, minutos, horas e anos passados.

Fotografias podem dar forma a lembranças e guardá-las. Podem influenciar na descoberta de nossa identidade e em nosso relacionamento com os outros. Fotografias podem compartilhar ideias, conceitos e crenças. Podem distorcer a verdade e a realidade; podem ser obras com carga política altamente subjetiva, podem ser criadas e usadas de forma responsável ou irresponsável. Assim como em muitas outras áreas da comunicação, fotografias podem ser o reflexo das crenças e ideais e da dignidade e da integridade de um indivíduo ou de um grupo.

Definindo contexto e narrativa

A arte de contar histórias depende muito de entender o papel que contexto e narrativa exercem em relação ao meio em que tais histórias são contadas e para quem. O modo como uma história é contada, seja visualmente, seja em palavras, depende da cultura, da época e do público. Poderíamos dizer que isso é contexto em sua forma mais simples.

O contexto pode ser descrito como as circunstâncias que formam o cenário para um evento, declaração ou ideia. Em fotografia, a palavra “contexto” pode se referir ao conteúdo de uma foto, à sua posição em relação a palavras ou outras imagens, à publicação ou ao local em que tal foto é vista, assim como ao contexto fotográfico, social, cultural, histórico e geográfico no sentido mais amplo.

A palavra “narrativa” significa um relato falado ou escrito de eventos interligados, uma história que pode transmitir uma ideia. Quando se usa a fotografia para contar uma história ou transmitir uma ideia, podem-se empregar técnicas narrativas para construir e desenvolver o relato, prender a atenção do público e permitir que este se relacione de alguma forma com a história e sua intenção. Uma história pode ser contada por meio de fotografia tanto com uma única imagem individual quanto com uma série ou conjunto de imagens. Portanto, o contexto e a narrativa de uma foto podem atuar de várias maneiras para possibilitar uma comunicação visual efetiva.

Produzindo imagens “bem-sucedidas”

Então, o que torna uma foto bem-sucedida? Muitos fotógrafos e artistas tendem a ser bastante intuitivos no processo de realização da imagem; de maneira inconsciente, usam sua percepção visual para criar, produzir tecnicamente e editar o trabalho. Se observarmos contexto e narrativa em termos de estrutura ou método e aplicarmos isto ao processo de produção do trabalho fotográfico, talvez possamos identificar, em certa medida, os ingredientes mais importantes por trás de uma imagem bem-sucedida.

Este livro aborda a fotografia como um empreendimento criativo e acadêmico, e embora seja possível aprender técnicas práticas e se envolver em debates teóricos, não é possível prescrever uma fórmula. O fotógrafo criativo e pensante toma decisões levando em conta a aplicação adequada das técnicas contrapostas a um arcabouço teórico, com base em sua abordagem pessoal da linguagem visual. [...]

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Contexto e narrativa em fotografia

(André Corrêa, Queimando filme, 09/2013)

Acceder

«Basicamente, a autora te ajuda a escolher um tema, entender seu público e, a partir daí, construir sua narrativa dentro do contexto escolhido.» (André Corrêa, Queimando filme, 09/2013)

Contexto e narrativa em fotografia

(Juan Esteves, Blog Juan Esteves, 06/16)

Acceder

«Procura explicar a vertente mais comunicativa da imagem fotográfica, trabalhando os elementos necessários para contar ou transmitir ideias.»(Juan Esteves, Blog Juan Esteves, 06/16)

Resenhas de Cliente

Dê-nos sua opinião

Escrever sua própria revisão

Você está revisando: Contexto e narrativa em fotografia

Como você avalia este produto? *