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Como planejar os espaços de escritórios
Guia prático para gestores e designers

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Como planejar os espaços de escritórios é um guia prático dirigido a gestores e designers que queiram criar ambientes de trabalho que funcionem de forma eficaz. Para explicar as variáveis que devem ser consideradas ao planejar escritórios, o livro é estruturado em uma sequência que abrange desde os objetivos a cumprir e as primeiras decisões a tomar até um estudo detalhado de cada tipo de espaço de trabalho, os diferentes tipos de salas de reunião e os espaços de apoio necessários ao bom funcionamento de um escritório. A informação é complementada por casos práticos e por uma série de recomendações para colocar em prática os projetos, tudo ilustrado com esquemas explicativos e interessantes exemplos de todo o mundo.
Por sua estrutura prática e apresentação sintética de conceitos e tipos de escritórios, este livro constitui uma leitura indispensável a todos os profissionais interessados na configuração de espaços de trabalho e no projeto de escritórios.

Descrição técnica do livro:

16 x 23 cm
144 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788565985284
Brochura
2012 (3ª tiragem)
Descrição
Descrição

Detalhes

Como planejar os espaços de escritórios é um guia prático dirigido a gestores e designers que queiram criar ambientes de trabalho que funcionem de forma eficaz. Para explicar as variáveis que devem ser consideradas ao planejar escritórios, o livro é estruturado em uma sequência que abrange desde os objetivos a cumprir e as primeiras decisões a tomar até um estudo detalhado de cada tipo de espaço de trabalho, os diferentes tipos de salas de reunião e os espaços de apoio necessários ao bom funcionamento de um escritório. A informação é complementada por casos práticos e por uma série de recomendações para colocar em prática os projetos, tudo ilustrado com esquemas explicativos e interessantes exemplos de todo o mundo.
Por sua estrutura prática e apresentação sintética de conceitos e tipos de escritórios, este livro constitui uma leitura indispensável a todos os profissionais interessados na configuração de espaços de trabalho e no projeto de escritórios.

Hermen Jan van Ree é assessor de estratégias, operações e marketing em gestão do desempenho e atuou como pesquisador na University College London e em diversos institutos de pesquisa dos Países Baixos e dos Estados Unidos. É membro atuante do BIFM e especialista do Comitê Europeu de Normalização.

Juriaan van Meel é cofundador e consultor do ICOP e pesquisador-chefe do Centre for Facilities Management - Realdania Research, em Copenhague. É autor de The European Office e coautor de The Office: The Whole Office and Nothing but the Office.

Yuri Martens é pesquisador e trabalha no desenvolvimento de estratégias relacionadas ao espaço de trabalho. Anteriormente trabalhou no Center for People and Buildings dos Países Baixos, onde participou como coautor de Werkplekwijzer, obra holandesa predecessora deste livro.

Índice
Índice

Índice de contenidos

INTRODUÇÃO

OBJETIVOS
Melhorar a produtividade
Reduzir custos
Aumentar a flexibilidade
Incentivar a interação
Dar suporte à mudança cultural
Estimular a criatividade
Atrair e reter pessoal
Expressar a marca
Reduzir o impacto ambiental

ESCOLHAS CRUCIAIS
Local
Uso
Layout
Aparência
Arquivamento
Padronização

ESPAÇOS DE TRABALHO
Escritório aberto
Estação linear
Estação celular
Escritório individual
Escritório compartilhado
Escritório de equipe
Cabine individual
Salão de trabalho
Estação temporária

ESPAÇOS DE REUNIÃO
Sala de reunião pequena
Sala de reunião grande
Espaço de reunião pequeno
Espaço de reunião grande
Sala de brainstorm
Ponto de reunião

ESPAÇOS DE APOIO
Espaço de arquivamento
Espaço de armazenamento
Área de impressão e cópia
Área de correspondências
Área de alimentação
Área de descanso
Área de guarda-volumes
Área de fumantes
Biblioteca
Sala de jogos
Área de espera
Área de circulação

EXEMPLOS
Escritório panorâmico eficiente
Escritório celular atrativo
Escritório combinado criativo
Escritório clube vibrante

IMPLEMENTAÇÃO
Analisar
Comunicar
Envolver
Integrar
Conservar
Ser corajoso

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Livros e publicações
Periódicos e revistas
Centros de pesquisa
Instituições profissionais

CRÉDITOS
Sobre os autores
Sobre os consultores técnicos
Créditos das imagens

Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução
O objetivo deste livro é servir como um guia prático de referências para todos que atuam na criação de novos ambientes de trabalho, incluindo arquitetos, designers, consultores, assim como gestores e usuários finais. Em alguns casos, a criação de novos ambientes de trabalho envolve a construção de uma nova edificação e, em outros, apenas a reorganização de mesas e divisórias existentes no mesmo espaço de trabalho.
Em qualquer tipo de projeto, diversas decisões devem ser tomadas em relação a diferentes temas, como planta do local, infraestrutura de dados e telefonia, divisórias, mobiliário, revestimentos, iluminação e distribuição de tomadas de energia. No entanto, uma das primeiras decisões a ser tomada diz respeito ao conceito de escritório. Antes de começar a definir detalhes de ordem prática, o cliente e a equipe de projeto devem ter uma visão clara do ambiente de trabalho que precisa ser criado.
As questões fundamentais que precisam ser abordadas são: que tipo de escritório funciona melhor? Salas convencionais ou grandes plantas livres? Mesas individuais ou estações compartilhadas? Um escritório sem papel ou um escritório onde o papel pode ser usado livremente? Um escritório repleto de mesas de trabalho ou um escritório com áreas de descanso e cafeteria? Ou, talvez, nenhum tipo de escritório e sim capacitar as pessoas a trabalhar em casa, na rua ou em qualquer outro lugar?
Não é fácil responder essas questões. A definição de um espaço de trabalho não envolve simplesmente custos ou um projeto interessante, mas também questões como produtividade, cultura, flexibilidade e o bem-estar e a felicidade dos funcionários. Como qualquer pessoa que trabalhe em um escritório sabe, uma decisão aparentemente simples de projeto pode ter um grande impacto no cotidiano de trabalho e na produtividade.
Para criar o ambiente de trabalho adequado é necessário conhecer os processos de trabalho da empresa, assim como sua identidade e suas metas. Cada empresa terá suas próprias necessidades em termos de conceito de escritório. Algumas empresas se adequarão melhor a um ambiente celular convencional, mas outras se beneficiarão de escritórios totalmente flexíveis ou, inclusive, virtuais. Em todos os casos, a escolha deverá ser definida com base em uma extensa análise dos fatores envolvidos.
Este livro tem como objetivo auxiliar clientes e suas equipes de projeto a fazer as escolhas certas através da apresentação de ideias, orientações e inspiração. O objetivo não é promover um conceito de escritório específico ou uma fórmula de projeto, mas proporcionar uma visão imparcial sobre as vantagens e desvantagens de diferentes conceitos de escritórios e dos diversos tipos de espaços.
Dessa forma, esperamos que este livro ajude a todos os envolvidos com a criação de ambientes de trabalho a refletir de forma crítica e a criar soluções de escritório únicas e funcionais.
Hermen Jan van Ree, Yuri Martens e Juriaan van Meel
Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

O que a imprensa disse
O que a imprensa disse

Como planejar os espaços de escritórios

(Nadine Voitille, Clique arquitetura, 01/16)

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»Logo de início, o que surpreende é a qualidade do livro: seu papel e suas ilustrações são de ótima qualidade. As fotos são reais, citando escritórios exemplares como do Google e do New York Times.« (Nadine Voitille, Clique Arquitetura, 01/16)

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