Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro A prática do urban sketching

Por João Taboada- A prática do urban sketching é, na essência, um compilado de 25 lições sobre urban sketching, uma atividade artística em ascensão em todo mundo - e já com alguns livros resenhados aqui no Visuarea. Mas o que seria isso?

O urban sketching é um segmento da área de ilustração focada no desenho de locações e fatos urbanos. Se utiliza de diversos tipos de técnicas de representação e está acessível a qualquer um.

Para praticá-la, portanto, não é necessário ser um expert. É preciso, acima de tudo, ter disposição (e tempo) para sair por aí, registrando o que estiver à sua frente em seu caderninho. A despeito de ser uma atividade que exige pouco investimento e que não requer uma grande capacidade de desenho (nem de pintura), é importante conhecer alguns “segredinhos”, e é isso o que Jens Hübner nos traz nas lições deste prático manual.

Dos materiais a serem utilizados, até os temas a serem abordados, A prática do urban sketching possibilita que o iniciante no urban sketch economize tempo de aprendizado e não passe por certos “apuros” quando for executar seus trabalhos na rua.

É um livro relativamente pequeno, portanto, fácil de manusear e guardar. Bastante ilustrado (afinal é um manual sobre sketch), permite ao leitor entender com facilidade as dicas do autor antes de meter a mão na massa. Talvez, a única parte que eu dispensaria seriam as páginas em branco disponibilizadas para que a gente possa, ao mesmo tempo em que se informa sobre cada lição, desenhar no próprio livro. Normalmente, ficamos com pena de riscar o livro. Dá aquela sensação de que estamos maculando uma coisa que foi feita para instruir e não para rabiscar. Acho que os desenhos podem ser feitos em outro lugar, mas fica a cargo de cada um.

Enfim, para aqueles que pretendem investir numa atividade de baixo custo, super sociável, e que não vai lhe exigir o talento de um Leonardo da Vinci, pode encontrar no urban sketching uma ótima opção de lazer e, quem sabe, algo que possa lhe render uma complementação financeira no futuro. E, A prática do urban sketching pode ser o guia que, através de vários exemplos visuais e de uma linguagem super simples, vai lhe inserir nesta prática tão crescente e tão acessível. Super proveitoso, super direto e super legal.

Confira abaixo algumas imagens do livro.