Indicação do parceiro: Design culture sobre o livro O grande salto

Por Jéssica Alcântara- Se você chegou nesta matéria, é porque pretende ter sucesso como freelancer mas não sabe por onde começar, acertei? Então, este artigo é perfeito para você. Quero te apresentar um livro que pode ser o seu guia nesta jornada incrível!

Editora GG me enviou o livro “O Grande Salto – Guia para você se lançar como Freelancer nas indústrias criativas” da designer e ilustradora Martina Flor, uma das principais referências sobre tipografia, para fazer uma análise e já adianto que estou muito feliz e fascinada com o seu conteúdo. Este livro é o tipo de livro que você vai querer consultar todo dia.

Martina Flor conta que no início dos seus cursos reserva 30 minutos para um bate-papo com os seus alunos e as principais perguntas que surgem entre eles são sobre o negócio: como conseguir clientes, como definir preços do trabalho e como conseguir um portfólio sem clientes. Por este motivo, a autora decidiu lançar este livro para ajudar a todos os criativos neste grande salto que é entrar na carreira como Freelancer.

QUEM É MARTINA FLOR? 

 

Martina Flor combina seus talentos como designer e ilustradora na criação de tipografias. Atualmente, ela lidera um dos principais estúdios do mundo, o Studio Martina Flor, uma empresa especializada em letras e tipos personalizados que trabalha com agências, revistas e editoras. Entre seus clientes estão The Washington Post, Vanity FairMercedes BenzLufthansa e Cosmopolitan. Martina é mestre em Design de Tipos na conceituada Royal Academy of Art de Haia, Holanda.

Fonte: Studio Martina Flor Berlin

Após concluir o seu mestrado, tem dedicado a maior parte do seu tempo como docente ensinando letras e design de fontes, além de ajudar aos seus alunos a potencializar suas habilidades por meio de workshops, cursos e pakestras em espaços como Domestika, Skillshare e Adobe Max.

E SOBRE O LIVRO?

Imagem ilustrativa

O livro possui 8 capítulos e 216 páginas. Nele você encontra todos os assuntos que envolvem a carreira do freelancer. No primeiro capítulo, a autora trata sobre o significado de ser freelancer, seus benefícios e seus desafios. Neste capítulo há uma lista bem detalhada sobre as tarefas básicas do profissional. Mas não se preocupe: cada item da lista é muito bem explorado pela autora nos capítulos seguintes.

As tarefas básicas de um freelancer são:

  1. Comunicação:posicionar sua marca; criar material promocional; atualizar seu portfólio; gerenciamento de redes sociais; e atualização de projetos sociais.
  2. Capitação de clientes:Networking; contato com clientes em potencial; e follow up de clientes.
  3. Trabalho criativo / execução / monitoramento:executar os projetos; receber feedback; fazer correções; e entregar o produto final.
  4. Produção e coordenação:preparação de originais e protótipos; coordenação de terceiros; controle de qualidade; acompanhamento de produção.
  5. Orçamentos:preparar orçamentos para clientes em potencial; acompanhamento de clientes; negociação de orçamentos; assinatura de contratos.
  6. Cobrança e pagamentos: emissão de faturas e acompanhamento de pagamentos; pagamento de contas; declaração de impostos.
  7. Administração: monitorar receitas e despesas; aquisição de recursos humanos; aquisição de hardware, software e material de escritório; manutenção do espaço de trabalho.

Todos os capítulos contém experiências reais da autora e tarefas para que você aprenda na prática todo o conteúdo do livro.

MEU CAPÍTULO FAVORITO É…

Imagem ilustrativa

É muito difícil para mim, escolher apenas um capítulo como favorito. Contudo, ao ler o livro, fiquei muito feliz por ter um conteúdo tão extenso sobre orçamentos e gerenciamento de tempo.

Martina ensina a como criar um manual de operação, que nada mais é do que um conjunto de instruções para executar determinadas tarefas recorrentes. Neste manual está incluído modelos para responder a perguntas de clientes em potencial, modelos para responder a perguntas frequentes, listas de coisas a fazer para eventos frequentes, procedimentos para tarefas recorrentes, dados sobre o seu negócio, procedimentos administrativos e informações técnicas sobre os seus equipamentos.

Além disso, a autora ressalta a importância de um orçamento bem definido para o seu cliente. Para isso, ela apresenta diversos exemplos de briefing, processos e orçamentos com a finalidade de otimizar o seu trabalho.

O livro finaliza com um capítulo sobre um crescimento sustentável, ou seja, crescer mantendo uma gestão eficiente. Aqui você encontrará dicas sobre como “educar” os clientes, como trabalhar em diferentes mercados nacionais e internacionais, além de recomendações sobre como cuidar da sua principal ferramenta de trabalho: você mesmo.

 

Eu super recomendo a leitura deste livro. Sugiro que ao ler você tenha em mãos uma caneta ou um lápis. Pois ao decorrer da leitura, eu tenho certeza que você terá ótimas ideias para o seu negócio, como eu tive, e anotará no próprio livro (tem espaços no livro para você fazer as suas anotações).

O livro está disponível para a compra no site da Editora GG com desconto!! Então corre lá e aproveite!! Ah, e quando terminar de ler, não se esqueça em comentar sobre o livro aqui na matéria, ok? Quero saber o que acharam desse trabalho fantástico da Martina Flor.

Um beijão para vocês e fecho esta matéria a descrição técnica do livro. Até a próxima!

Descrição técnica do livro:
Livro: O Grande Salto - Guia para você se lançar como freelancer nas indústrias criativas
Autora: Martina Flor
Tradução: Priscila Farias
Tamanho: 15 x 21 cm
Páginas: 216 páginas
Idioma: Português
ISBN/EAN: 9788584521821
Tipo: Brochura
Publicação: 2020