Indicação do parceiro: Bons Tutoriais sobre o livro Tipos na tela

Por Victor Brito-Já faz algumas semanas recebemos da editora GG o livro Tipos na Tela, um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes que explora diversas questões tipográficas, desde a seleção de fontes até a construção de marcas.

E lógico que tínhamos que trazer um review para que vocês conheçam mais sobre mais essa opção de leitura, ainda mais agora que as férias já estão batendo na porta.

tipos-na-tela-(3)

Tipos na tela não é um manual de software ou um livro de tutoriais técnicos, como você pode estar pensando. Diferente disso o livro faz um levantamento dos novos princípios de design surgidos a partir da comunicação baseada em telas, bebendo na fonte das tradições de forma e função que evoluíram ao longo do século.

O livro foi criado especialmente para um público específico como: designer que trabalha em mídias impressas e eletrônicas, o estudante ou educador que está explorando a criatividade para a tela, o desenvolvedor que está tentando entender melhor os princípios do design visual e o editor, ou produtos de conteúdo, que busca ter um controle mais sofisticado sobre as ferramentas e sistemas digitais.

tipos-na-tela-(2)

Os primeiros quatro capítulos apresentam conceitos básicos para dar forma ao conteúdo escrito, seja ele um livro, notícia, blog, infográfico ou anúncio.  E ao longo do livro, os princípios gerais são demonstrados com exemplos de trabalhos de destaque criados por alguns dos melhores profissionais do mundo, com como por estudantes e novos artistas.

Tipos na tela é obra de Ellen Lupton, designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo do Cooper – Hewitt Nationl Design Museum, em Nova York. É também diretora do programa de pós-graduação em Design gráfico do Center for Design Thinking, um núcleo do Maryland Intitute College of Art de Baltimore. É autora de uma numerosa coleção de obras de divulgação sobre design, e dentre seus livros mais recentes está Intuição, ação, criação. Grafic Design Thinking (2013), publicado pela editora Gustavo Gili.

tipos-na-tela-(4)

tipos-na-tela-(5)

tipos-na-tela-(6)

tipos-na-tela-(7)

Mais uma vez uma ótima leitura para aproveitar nessas férias, Tipos na Tela confira!