Indicação da parceira: Arquitetando Ideias sobre o livro Desenho com caneta de ponta fina

Por Elenara Leitão- A expressão gráfica é uma das maneiras das pessoas se expressarem, deixarem sair a sua criatividade. Desenhar é uma arte que se aprende e se aprimora.

Imagine contar com dicas e truques de artistas renomados. É o que nos mostra este livro, que ensina em torno de noventa maneiras de fazer isso usando canetas de ponta fina. Desenho com caneta de ponta fina é um livro do artista e ilustrador Liam Carver.

As canetas de ponta fina referidas no livro podem ser  encontradas em um grande número de variadas cores e espessuras. São macias e de fácil toque no papel. Até mesmo em meios digitais podem ser encontradas e permitem que se expanda as maneiras de desenhar, seja de forma mais profissional, seja pela mera vontade de colocar para fora alguma expressão pessoal.
O livro é em um formato bem bom de manusear e tem um índice figurativo que torna mais rápida e fácil encontrar as técnicas desejadas.

Usando como exemplo obras de artistas conhecidos, o livro mostra como se expressam em quatro maneiras básicas de organização das técnicas:

  • linhas
  • hachurados
  • pontilhismos
  • técnicas mistas

Dentro de cada uma delas, variados exemplos com imagens de obras e dicas de como reproduzir a técnica em seus desenhos.

Ao final apresenta alguns detalhes que sobre os fundamentos da ponta fina, os materiais como as canetas mais usadas, tintas e tipo de papel. E ainda traz uma relação links e livros para quem quiser se aprofundar mais na técnica.