#GGEMCASA: LIVES COM PARCEIROS

Fiquem atentos para participar das lives que teremos em nosso perfil do instagram. Confira os dias, horários, temas e parceiros que apresentaram seus projetos! As lives ficaram disponíveis por 24H em nosso perfil.

 

Dia 21/08 às 15h teremos uma live com a parceira Cristiane Bertoluci sobre canelado em crochê para fazer golas e cachecóis. Separe para live linhas, agulhas e anotem suas duvidas.

 

Quem é Cris Bertoluci? 

Formada em Moda e Estilo em Caxias do Sul-RS e mestranda no curso de Têxtil e Moda da USP. Aprendeu técnicas manuais ainda na infância e, após um curso de Criação em Tricô em Brighton, na Inglaterra, inspirou-se para dar um novo olhar às técnicas manuais no Brasil, apoiando, divulgando, ensinando e trazendo novas propostas.

********************************************************************************

Dia 26/05 às 15h teremos uma live com a parceira Camila Cabral sobre "Técnicas de aquarela para iniciantes". Separe para live aquarelas, papel, fita crepe, pincel  e anotem suas duvidas.

 

Quem é Camila Cabral?

Artista, esposa, mãe que ama arte. Formada em Arquitetura e Urbanismo, artista, artesã, especializada em Desenho Artístico. Participa de eventos e feiras desenhando e mostrando sua arte, tem parcerias com várias marcas reconhecidas no mercado.
Seu canal no YouTube Camila Cabral Desenhos com mais de 100 mil seguidores e amigos e mais de 8 milhões de visualizações onde ensina técnicas de desenho, lettering, resenhas com os mais variados materiais artísticos. E gosta de mostrar que com esforço e dedicação todos são capazes de desenhar!

********************************************************************************

 

Dia 27/05 às 19h teremos uma live exclusiva no formato entrevista com nossa autora Ellen Lupton e a parceira Raquel Castedo sobre "Tipografia". Anotem suas duvidas, caso não saiba falar ou escrever em inglês a intermediadora Raquel fará a tradução.

 

Quem é Ellen Lupton?

É designer gráfica, diretora do Mestrado em Design Gráfico do Maryland Institute of Art (MICA), curadora de Design Contemporâneo do Cooper-Hewitt, National Design Museum e diretora do Center for Design Thinking de Baltimore. Ela também é autora de diversos livros sobre design, entre eles: Intuição, criação, ação: Graphic Design ThinkingPensar com tiposTipos na tela, Novos fundamentos do design e ABC da Bauhaus, todos publicados pela Editora Gustavo Gili.

Quem é Raquel Castedo?

Raquel Castedo é designer gráfica, educadora e pesquisadora de Porto Alegre, Brasil. Possui mestrado (2007-2009) e doutorado (2012-2016) em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, fez parte de sua pesquisa de doutorado na Maryland Institute College of Art (Baltimore, EUA).

 

********************************************************************************

CONFIRA AS LIVES QUE JÁ ACONTECERAM

 

Dia 19 às 11h teremos uma live no formato de entrevista com a parceira Ticiana Porto, sobre olhar fotográfico e processo criativo. Ela também vai nos contar como surgiu a ideia do livro da Quarentena #QRTNBOOK. Anotem suas dúvidas.

Quem é Ticiana Porto?

Psicóloga e psicanalista atualmente faz atendimento online.

 

********************************************************************************

 

Dia 11/05 às 17h a live será com a Book artist Gabriela Irigoyen sobre como confeccionar seu próprio livro com materiais que você tem em casa.
Os materiais para fazer o exercícios são: para o miolo você pode usar, papel de revista, de livros velhos, de embalagem de pão cortados no tamanho 15 cm (largura) x 10,5cm de altura. 6 folhas serão suficientes.
Para capa: papelão de embalagens, como caixas de aveia, de cereal, etc. o ideal é que não seja muito grosso ou duro, pois será dobrado. Tamanho: 22,5 cm (largura) x 10,5 cm de altura.
Para tira: você pode usar o mesmo tipo de papel usado para o miolo, mas cortado no tamanho: 22,5cm (largura) x 6,5 cm (altura) e para página central: você pode utilizar o mesmo papelão da embalagem de cereal cortado no tamanho 7,5 cm (largura) x 10,5 cm ( altura). Tenha um lápis para fazer marcações, estilete e régua.

Quem é Gabriela?

 

Gabriela Irigoyen é artista visual e desde 2004 se dedica a criar  livros com uma abordagem artística e experimental. Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, participou de exposições coletivas  e individuais em Lima, Barcelona, Ciudad de México, Paris, Guayaquil, Recife, Brasília y Rio de Janeiro.  Suas oficinas de encadernação e palestras já foram ministradas em várias cidades do Brasil, em universidades e centros de ensino de Arte e Design (ESDI, ESPM-Rio, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, PUC-PR, UFF, UFRJ, IED-Rio Instituto Europeo di Design, PUC-Rio, UCAM -Universidade Cândido Mendes) e também no exterior, em Bienais (Em 2015 e 2017 palestrante e artista convidada da Bienal De Cartazes da Bolívia - BiCeBé na cidade de La Paz), Escolas de Design (Em 2014 foi artista convidada da Arte & Design Ecole Intuit-Lab em Paris para ministrar o workshop internacional “Le livre comme un objet d’art et design” ) e Universidades como a Universidad Católica Boliviana San Pablo (2017) e USIL -Universidad San Ignacio de Loyola en Lima, Perú (2018) e Universidad Casa Grande, em Guayaquil, Equador (2019). No seu ateliê, na cidade do Rio de Janeiro, além de criar seus livros objeto e livros de artista, também desenvolve e cria projetos de livros para escritórios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos e escritores independentes. Desde outubro de 2017 é membro convidada do grupo de pesquisa e estudos GEL: Grupo de Estudos do Livro: design, autoria e o livro independente, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Design da Faculdade de Design da UFU/Universidade Federal de Uberlândia. 

 

 

********************************************************************************

Sábado dia 09/05 às 10:30h teremos uma live exclusiva em nosso perfil do instagram com o autor Eduardo Bajzek do livro Técnicas de ilustração à mão livre sobre “Desenhos sólidos geométricos” que é fundamental para que se possa criar uma compressão mais ampla do desenho tridimensional, que em última instância leva ao estudo de perspectiva!
O material indicado para fazer os exercícios são: Folhas de sulfite ou Sketchbook; Lapiseira; Caneta nanquim; Marcadores ou aquarela.

Quem é Eduardo Bajzek?

Eduardo Bajzek é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, encontrou no Desenho seu trabalho, sua forma de se expressar e de se comunicar com o mundo. Premiado pela American Society of Architectural Illustrators, tem em seu portfólio mais de 2.000 ilustrações realizadas em seu estúdio e outras tantas realizadas ao ar livre, em 20 anos de carreira. Já atuou em Portugal, França, Inglaterra e Hong Kong.

Participa, desde 2009, do grupo Urban Sketchers, um coletivo de desenhistas urbanos espalhado pelo mundo todo. Desde então, já participou de 6 simpósios internacionais de Urban Sketchers, sendo instrutor em Santo Domingo, Barcelona e Porto. Em 2019, será instrutor pela 4º vez, na cidade de Amsterdam.

Em 2017, é convidado a integrar o projeto “Sketch Tour Portugal”, criado pelo ministério de turismo português, quando registra, sob a forma de desenhos e aquarelas, as comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.

Desde 2010 compartilha sua paixão pelo desenho em seus cursos e workshops, no Brasil e no exterior. É professor de Desenho na EBAC, em São Paulo e já ministrou cursos na Universidade Nacional de Brasília e Universidade Mackenzie.