BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Breve história da arte moderna

Por João Taboada- Toda arte já foi moderna – é o que afirma Susie Hodge na introdução de Breve História da Arte Moderna. Susie Hodge é artista britânica e autora de Breve História da Arte (já resenhado aqui), além de ter escrito um sem número de livros sobre arte.

Arte moderna, segundo a autora, é toda a arte produzida de meados de século XIX até a década de 1970. Breve História da Arte Moderna, portanto, se concentra em um período mais específico da história da arte, ao contrário de seu livro antecessor, que trata da arte desde o início da história humana.

Mas Breve História da Arte Moderna é também um material extremamente rico, tanto em informação textual, quanto em imagens. Com 224 páginas ele aborda os Movimentos, as Obras, os Temas e as Técnicas utilizadas no período, o que o faz imensamente organizado e essencial para aqueles que já entendem de arte e, principalmente, para aqueles que não têm conhecimento sobre o assunto.

Talvez, uma das coisas mais importantes da publicação é a preocupação em situar os movimentos artísticos no tempo e numa sequência cronológica mostrando exemplos das obras (pinturas / esculturas), citando artistas e fatos relevantes no momento em que esses movimentos aconteceram. Isso nos dá uma ideia de como as concepções estéticas e filosóficas foram se transformando até resultarem em nossa arte atual, a chamada arte contemporânea.

Impressionismo, Art Nouveau, Expressionismo, Bauhaus, Cubismo, Surrealismo e tantos “ismos” mais, são nomes com certo conhecimento popular mas que nem sempre estão associados a períodos históricos e artistas em particular. Breve História da Arte Moderna traz uma luz neste aspecto, o que faz com que a arte, em seu desenvolvimento no tempo, passe a fazer mais sentido para o leitor.

Organizado, preciso, ricamente ilustrado e com uma qualidade de impressão impecável, Breve História da Arte Moderna é, sem dúvida, um excelente manual de estudo sobre a arte dos séculos XIX e XX. Para curiosos e artistas experientes, é uma fonte de informação estética e textual essencial sobre o tema. Enfim, ótimo material para pesquisas e para leitura descompromissada nos momentos de lazer. Grande abraço.

 

Confira abaixo algumas imagens do livro: