BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro O ABC da Bauhaus

Por João Taboada- A Bauhaus foi uma escola de arte, design e arquitetura alemã que existiu no início do século XX, mais precisamente de 1919 a 1933. Seu foco era a modernização dessas expressões visuais e, a despeito de seu pouco tempo de duração.

acabou por influenciar artífices de todo o mundo, incluindo brasileiros como Oscar Niemeyer. Foi em virtude da Bauhaus, também, que surgiram fontes tipográficas como a Futura e, é claro, a Bauhaus.

Ellen Lupton, designer e escritora norte-americana, junto com J. Abbott Miller, traz em O ABC da Bauhaus uma compilação de textos e exemplos do legado da Bauhaus para as atividades visuais de hoje. Para quem é ligado à área de design, mais especificamente, e nunca se interessou pela Bauhaus, já está na hora.

O ABC da Bauhaus, em suas 72 páginas, apresenta exemplos de exercícios que eram aplicados na escola além de demonstrar em sua própria diagramação uma parte da concepção estilística da época. Curioso, por isso, é que o livro, em vários momentos, tem uma apresentação visual um pouco datada, afinal, depois de quase 100 anos, desde a fundação da Bauhaus, mudamos muito nossa maneira de enxergar design.

Mas o objetivo do livro não é ensinar design (e nem artes e nem arquitetura), mas trazer a história da escola e mostrar o quanto ela foi importante para modernizar nossas concepções visuais até os dias atuais. Temos em O ABC da Bauhaus, portanto, uma ótima fonte de informação sobre o tema. E não se engane pela quantidade relativamente pequena de páginas: o livro é denso e tem uma leitura que exige muita atenção (inclusive, às vezes, sendo necessário se ler umas duas vezes o mesmo texto), além de apresentar um sem número de fotos e desenhos ilustrativos.

O ABC da Bauhaus é uma volta visual no passado, um pedacinho da história do design que não pode ser desconsiderada e, muito menos, esquecida. Boa leitura e um grande "ABC".