BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Aquarela criativa

Por João Taboada-Aquarela Criativa – Um passo a passo para iniciantes, como o subtítulo diz, é um passo a passo elaborado, essencialmente, para principiantes na técnica da aquarela. Aquarela Criativa foi escrito por Ana Victoria Caldeirón, artista plástica e professora mexicana e procura trazer para o leitor, boa parte de seu conhecimento sobre o tema.

Já foram feitas outras resenhas de livros sobre aquarela aqui no VISUAREA como Aquarela para Urban SketchersAquarela na Prática e Aquarela, dentre outros que também tratam do assunto. A aquarela, além de milenar, tem aceitação universal pois, além de permitir bons resultados sem a necessidade de tanto conhecimento, também é uma técnica de representação artística barata.

Neste livro de Ana Caldeirón, podemos encontrar informações sobre tipos de tinta, pincéis e papéis antes de entrarmos, de fato, nas lições. A autora escreve de forma muito particular, utilizando comumente a primeira pessoa para abordar os temas, talvez, como uma forma de mostrar sua experiência pessoal com a técnica.

A partir do Capítulo 2 já entramos nas lições de pintura. Primeiro, são abordadas as técnicas básicas, para, em seguida, serem apresentados os temas mais orgânicos como flores e folhagens, borboletas e insetos em geral, frutas e legumes e lettering. As pinturas são mostradas em etapas e comentadas, assim, quem realmente está numa fase mais inicial com a aquarela tem a oportunidade de aprender sem lacunas, sem dúvidas e, a partir daí, desenvolver seu próprio estilo. É bom lembrar que para cada técnica de pintura, cada um tem a sua própria maneira de se expressar. Os princípios são similares, mas a forma como cada pessoa vai se manifestar é pessoal. Portanto, o que a autora mostra, são exemplos desenvolvidos dentro de sua própria experiência. Você, com certeza, a partir desses exemplos, vai se expressar de outra maneira.

O livro ainda reserva uma pequena parte dedicada ao tratamento de imagens através do computador. Bom para quem pretende divulgar seus trabalhos em sites ou redes sociais.

Enfim, para quem sempre desejou pintar e achava isso meio complicado, pode encontrar em Aquarela Criativa uma maneira de iniciar na prática sem o costumeiro obstáculo da insegurança. O livro, em “lições homeopáticas”, ensina ao principiante uma forma tranquila e segura de rabiscar e colorir seus desenhos sem “medo” e sem a habitual perda de tempo dessas situações. É um livro escrito com muito carinho e que, com certeza, vai ter muito a ensinar ao artista aspirante. Boa leitura e boas pinturas.