BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Clique arquitetura sobre o livro Breve história da arte moderna

Por Nadine Voitille- Este é o tipo de livro que amo: organizado. É empolgante ver como Susie Hodge organizou os temas, explicando de maneira clara cada movimento, indicando visualmente obras, temas e técnicas relacionadas.

  • Livro: Breve História da Arte Moderna
  • Autor: Susie Hodge
  • Editora: GG
  • N de páginas: 224

Como o Livro é organizado

Hodge dividiu o livro em "movimentos", "obras", "temas" e "técnicas".

Logo no início ela apresenta uma página intitulada "Como usar este livro", mostrando visualmente onde estão as datas importantes, fatos relevantes e referências que podem ser consultadas no próprio livro em outras páginas (isso sim é organização, não é mesmo?)

Movimentos

Aqui você encontrará 40 movimentos, dos mais conhecidos, como impressionismo e dadaísmo, aos mais incógnitos, como color field e arte metafísica (ou você já conhecia estes?)
É apresentada uma explicação fácil e sucinta, com indicação dos principais artistas, datas do movimento e referências que podem ser exploradas no próprio livro.

Obras

São 50 obras, analisadas brevemente, indicando outras do mesmo artista, assim como uma breve biografia deste.

Temas

Os 26 temas, como figura humana e holocausto, são apresentados com a indicação de movimentos e artistas que as exploraram. Da mesma forma que antes, são citados fatos relevantes e referências internas.

Técnicas

São 27 técnicas, dentre as quais desenho, xilogravura e guache. São apresentadas suas principais características, artistas, fatos relevantes e referências.

Opinião Sobre o Livro

Minha simpatia por este livro começou na página 11: quando vi todos os movimentos organizados numa mesma página e então voltei para a parte "como usar este livro", entendi o quanto seu conteúdo é precioso.
Chegar a esta síntese e apresentar o conteúdo de maneira tão organizada encanta e empolga: dá vontade de ler cada matéria e decorar seu conteúdo. Tudo é muito fácil: lembro de quando estudei história da arte na faculdade .... se tivesse sido apresentada nestes moldes, teria sido muito melhor absorvida.
Por isso, este é um livro que indico para arquitetos e designers, assim como para quem gosta de história da arte e se encanta com um conhecimento que pode ser usado no dia a dia.