Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Letras bonitas

Por João Taboada - Letras bonitas é um livro escrito por um estúdio de design de Nova Iorque, o Three Fellings. Letras bonitas não fala sobre lettering, nem sobre tipologia, e nem tampouco sobre tipos móveis mas, sim, sobre... Caligrafia! Caligrafia? Sim.

Mas então, talvez, este devesse ser um livro ligado à área de Redação, não é verdade? Errado. O que faz esta publicação estar ligada à área de design e, por similaridade, à área artística, é o fato de trabalhar com letras tendo como foco sua estética. Sim, o que interessa na didática do livro é fazer com que o leitor desenvolva a sua própria caligrafia artística.

Para isso, Letras bonitas reserva bons espaços para exercícios. Mas claro, ele não é um livro apenas de exercícios. Antes, são feitas explicações sobre letras, os materiais que se deve utilizar para escrevê-las como lápis, tipo de papel e canetas (e, também, o que não se deve utilizar), com dicas realmente bastantes interessantes sobre estes materiais.

 

Curioso observar é que em livros de letras manuscritas como este, o tema abordado passa a fazer parte da diagramação. Letras bonitas tem seus títulos principais todos escritos com letras manuais. Isso confere um aspecto mais descontraído ao material e mostra, já em sua diagramação, as possibilidades de utilização das letras feitas à mão.

Enfim, para os amantes do tema e que querem tentar desenvolver suas próprias caligrafias e letreiros, podem encontrar em Letras bonitas um bom motivo para começar - e ganhando tempo. É um livro super simples e super prático mas que pode lhe ajudar a criar suas letras tanto para a escrita de textos longos (afinal, é caligrafia), como para textos em camisas, para materiais publicitários, para capas e miolos de livros infantis ou o que sua imaginação permitir - as possibilidades são muitas. Boa leitura e boa escrita!