BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Ilustração botânica

Por João Taboada- Ilustração botânica é mais uma contribuição da artista visual Helen Birch para linha de publicações editoriais artísticas.

Helen já tem duas publicações resenhadas aqui no VISUAREA, que são Aquarela e Desenhar. Dentro do mesmo formato dos dois manuais anteriores (tanto na apresentação dos trabalhos como nas dimensões), a autora traz agora um livro que explora um tema secular. A ilustração botânica já foi amplamente utilizada em trabalhos antigos de literatura científica (ao lado das ilustrações de animais e de ambientes) e sempre primou pela qualidade na apresentação gráfica do objeto representado, que no caso, aqui, seriam as plantas.

 

Como em Desenhar e Aquarela, Ilustração botânica apresenta os trabalhos dos artistas em dobradinha: um texto, uma ilustração e, pelo menos neste livro, nunca fugindo desta regra. São artistas diversificados, o que permite trazer para o leitor trabalhos de estilos diversificados também. Não tem trabalhos da autora. Apenas de outros autores. As técnicas exploradas nas ilustrações desta obra são a aquarela (predominantemente), técnica mista, lápis e lápis de cor, basicamente.

 

Ilustração botânica não é um manual de “como fazer”. É mais um expositor de desenhos, ilustrações e pinturas, no qual, a cada duas páginas, é exibido um trabalho acompanhado de um texto explicativo. Pelo que percebi, Helen, não só investiu na diversificação mas, também, na qualidade. Algumas pinturas são realmente excelentes, feitas com uma graça e realismo impressionantes.

 

Talvez, este seja o melhor trabalho editorial de Helen Birch. Digo isso não só pela originalidade do tema, mas pela qualidade das ilustrações apresentadas - que, por sinal, me remetem aos meus antigos livros de biologia e história natural -, desse modo, quem se interessar pelo tema vai encontrar neste manual uma boa fonte de referências e uma boa motivação para sair desenhando as plantas de sua cozinha, de sua casa, de seu jardim, de sua rua ou onde quer que elas se encontrem. Plantas, aliás, além de estarem em todo lugar, não cobram pra fazer pose, portanto, aproveite para conhecer o livro, faça uma boa leitura e crie ótimas ilustrações!

Conheça outros livros de Helen Birch através deste link.

 


Detalhes técnicos: 

 

Título: Ilustração botânica. Técnicas para desenhar flores e plantas.
Autor: Helen Birch
Título original: Just draw botanicals. Beautiful botanical art, contemporary artists, modern materials.
Impresso na China em papel couchet fosco 120 gr
Dimensões: 18 x 12,7 cm
Páginas: 208
Edição original: 2018
Esta edição: 2019
Editora: Editora G. Gili, Ltda
Onde encontrar o livro:
Site da G. Gili 
Baixar um excerto

 

Confira abaixo algumas imagens do manual: