BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Técnicas de ilustração à mão livre

Por João Taboada-TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO À MÃO LIVRE – Do ambiente construído à paisagem urbana é um livro que cumpre a contento o que seu título sugere: ensina técnicas de ilustração, é focado no desenho à mão livre e transita tanto por construções localizadas fora como dentro do perímetro urbano.

É de fato um livro técnico. Seu objetivo é ensinar o leigo total ou aqueles que já iniciaram no desenho a ilustrar para a área arquitetônica e paisagística. Para isso, Eduardo Bajzek, o autor, traça uma estrutura didática bastante lógica que inicia com os Fundamentos de desenho/desenho geométrico, passando pelos temas Planta Baixa, Elevação, Perspectiva e Desenho de Vegetação até chegar ao Desenho Urbano.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e com mais de 20 anos de experiência na área de ilustração, Bajzek procurou trazer para o leitor uma quantidade imensa de particularidades que permeiam o processo de criação de ilustrações na área de projetos arquitetônicos, tudo em uma publicação condensada em menos de 200 páginas. Com este livro é possível entender como funciona a perspectiva, como desenhar sólidos e aplicar texturas, como desenhar plantas e vegetações, como enriquecer desenhos com sombras, etc. Logicamente, técnicas de representação gráfica como o grafite, os marcadores, o lápis de cor e a aquarela – bastante afins com este tipo de trabalho - também estão contempladas.

Com Técnicas de Ilustração à Mão Livre não há como não aprender pois, além de minucioso e  trazer uma quantidade boa de teoria, é ricamente ilustrado. Totalmente quadrado no sentido físico (mede 22 x 22 cm) mas livre na diagramação, o livro apresenta não apenas ilustrações didáticas como sólidos e perspectivas, mas desenhos de projetos arquitetônicos, plantas baixas, pinturas em aquarela e trabalhos de sketch – Bajzek, inclusive, é co-fundador e administrador do grupo Urban Sketchers Brasil -, portanto, para quem deseja aprender, por mais iniciante que seja, além de não encontrar dificuldade com este material, vai, pelo contrário, descobrir motivação a cada página que folhear.

Técnicas de Ilustração à Mão Livre é, em resumo, um livro instrutivo e bonito. Além de uma boa dose de informação, as ilustrações e os sketchs são uma grande fonte de inspiração. Bajzek, de fato, tem um talento ímpar para a ilustração arquitetônica e mostra-nos que até nos desenhos em preto e branco é possível se fazer grandes trabalhos – alguns, simplesmente, lindos, tal a complexidade e plasticidade das formas. Aos interessados na atividade, iniciantes ou não, vale a pena dar uma conferida. Didático, 100% nacional e totalmente inspirador.

 

Conheça mais sobre Eduardo Bajzek: http://ebbilustracoes.blogspot.com/