BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Reportagem ilustrada

Por João Taboada- Reportagem ilustrada ou desenho de reportagem é, na sua essência, uma maneira particular, interpretada, de se fazer o registro de eventos de forma pictórica. Diferente da fotografia ou do vídeo (que, contudo, também admitem uma certa dose de interpretação dos fatos).

O desenho de reportagem permite ao ilustrador, fazer uma apreciação mais livre dos acontecimentos abordados.

Porque isso é relevante? Porque, dessa forma, é possível se apresentar ao público uma noção visual dos acontecimentos de maneira mais contundente. Neste tipo de representação visual pode-se inserir elementos que não estavam no local do evento, reinterpretá-los e misturá-los como forma de reforço sobre o entendimento do que aconteceu. Uma reportagem geralmente baseia-se em acontecimentos, e o desenho de reportagem procura sintetizar este acontecimento de forma visual, como forma de convidar o leitor a ler a matéria.

O livro Reportagem Ilustrada, da Editora G. Gili Brasil tem como autores Gary Embury e Mario Minichiello. Embury é inglês e professor da University of West of England. Minichiello é italiano e hoje leciona na Universidade de Newcastle, Austrália. Ambos possuem mais de 15 anos de experiência na área de desenho de reportagem, trabalhando, inclusive, como colaboradores para o jornal The Guardian. Para a criação deste livro, atuaram como organizadores, compilando trabalhos de diversos outros profissionais da atividade.

Reportagem Ilustrada aborda os variados aspectos do desenho de reportagem como a noção do desenvolvimento de uma linguagem própria, como se começar na atividade, as técnicas, materiais e métodos utilizados, como se criar uma narrativa, etc. Como não poderia deixar de ser, é um livro repleto de ilustrações, em geral contextualizadas dentro do assunto abordado. A publicação conta ainda com entrevistas de artistas diversos e estudos de caso.

Talvez mais do que um material que trata de uma atividade tão particular e, ao mesmo tempo, tão conhecida (mesmo que, às vezes, não notada) como o desenho de reportagem, Reportagem Ilustrada é um generoso portfolio de grandes profissionais. São ilustrações diversificadas, algumas meio esquisitas, confesso, e outras de qualidade impressionante. São trabalhos de artistas com visões diversas sobre os temas e que se utilizam das técnicas mais inusitadas - sinal de que não existe um padrão para ser profissional ou colaborador nesta área mas, antes de tudo, um interesse em se aventurar e fazer suas próprias interpretações sobre os fatos.
Gostou? Conheça o livro e aventure-se também. Como? Ilustrando muito!