BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Caligrafia Fácil

Por João Taboada- Caligrafia Fácil - 45 tutoriais para tornar-se um mestre calígrafo é um livro na linha “Os Segredos de Ouro do Lettering” (resenhado aqui também), cujo objetivo é instruir o leitor a desenvolver suas próprias caligrafias.

Como diz seu subtítulo, são 45 tutoriais divididos em três grandes grupos: 15 exercícios de caligrafia, 15 técnicas de lettering e 15 exercícios dedicados a variações e extras.

É um livro super direto. Consiste, basicamente, numa sequência de tutoriais que obedecem a um padrão visual onde, nas páginas da esquerda, são mostrados exemplos visuais da tipografia a ser desenvolvida (além de uma sequência de explicações) e, nas páginas da direita, os exercícios propostos pelo autor. Na continuação de cada tutorial é reservado um espaço em branco (ou pautado) para que o leitor possa praticar. Abordando temas como “fonte copperplate”, “monolinear”, “caligrafia itálica”, “serifa anos 1920”, “lettering circular”, “sombreado” e “profundidade”, Caligrafia Fácil consegue abranger uma gama muito diversa de possibilidades de escrita manual.

 

A diferença deste guia para “Os Segredos de Ouro do Lettering” é que enquanto o outro ensina como criar uma tipografia para uma situação específica, neste é possível se desenvolver estilos próprios de caligrafia para que se possa escrever palavras, frases ou textos inteiros sempre dentro de um mesmo padrão. Acredito, inclusive, que a partir da prática dos exercícios de Caligrafia Fácil é possível criar também tipografias manuscritas e caligráficas completas, como aquelas que vemos nos sites de fontes free e que ficamos baixando para colocar em nossos trabalhos de design.

 

Minha única crítica fica para o tamanho da fonte (letra) utilizada no decorrer do livro. Poderia ser um pouco maior. Mas acredito que o autor tenha preferido economizar no tamanho para não aumentar a quantidade de páginas e, consequentemente, não encarecer o impresso. De qualquer forma, como não são textos grandes, não compromete seu entendimento.

 

Conclusão

 

Caligrafia Fácil - 45 tutoriais para tornar-se um mestre calígrafo é um guia essencial para quem curte caligrafia e lettering, gostaria de aprender, mas que não sabe por onde começar. São exemplos de fontes muito legais, diferentes e originais e, cuja prática, possibilitará a qualquer um fazer seus letreiros para capas de livros, capas de discos, estampas de camisa e o que mais a imaginação (e o mercado, se for o caso) permitir. Se antes parecia difícil, agora parece fácil. Bom treino e forte abraço.