Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do Parceiro: Visuarea sobre o Livro Mestres da Serigrafia

Por João Taboada - “Mestres...” não é apenas um livro cheio de ilustrações. Ele é sim um livro cheio de ilustrações, mas, ao mesmo tempo, cheio de fotos, cheio de conhecimento técnico, cheio de dicas e cheio de ensinamentos de grandes mestres da serigrafia mundial.

Mestres da Serigrafia é um livro excelente. Se quer realmente trabalhar na serigrafia como os mestres e causar uma boa impressão, considere ter este ótimo material como seu guia de estúdio. E boa leitura.

Mestres da Serigrafia é um livro que chegou pra mim com um pouco de atraso. Explico: já trabalhei com serigrafia durante uns três anos, no período da faculdade. Naquela época (há uns 20 anos) não havia muita publicação sobre o tema. Na verdade, havia, é claro, menos publicações sobre arte e design, e eram menos acessíveis. Isso tornava as coisas mais difíceis para quem pretendia ingressar nestas áreas. Faltava conhecimento especializado. Se um livro como Mestres da Serigrafia estivesse disponível na época, não pensaria duas vezes em adquirir. Porquê? Mestres da Serigrafia é simplesmente excelente.

É uma obra completa. Se tivesse a felicidade de ter este material em meu período de serigrafista, teria quebrado muito menos a cabeça e errado muito menos.

“Mestres...” inicia com a parte mais óbvia para quem pretende ingressar neste mundo versátil da impressão por telas: a ambientação do espaço para impressão e a definição do material e equipamento a ser utilizado. Mas passa também pela preparação do fotolito, das telas e, finalmente, pela parte de impressão, para em seguida, dedicar a segunda metade do livro a mostrar o trabalho de empresas e pessoas que são tidos como grandes expoentes da serigrafia no planeta (alguns destes trabalhos são tão bonitos e inusitados que nem eu mesmo imaginava que pudessem ser impressos em silk).

Hoje, já existem outras técnicas de impressão como a sublimação e a impressão digital, que são mais “limpas” e não requerem a utilização de telas e fotolito, tornando o processo de impressão mais prático. Se estes métodos são mais práticos, em contrapartida, eles também têm suas limitações, como as dimensões da área impressa e o tipo de substrato. Assim, para quem acha que a serigrafia é uma técnica obsoleta, é bom lembrar que as possibilidades de tamanho de impressão e de materiais é enorme, o que faz dela, ainda, um importante meio de comunicação.

Conclusão

Mestres da Serigrafia é uma obra com muito conteúdo visual e textual, que se utiliza de termos técnicos (como não poderia deixar de ser) mas de linguagem simples. Seu tamanho grande e sua diagramação meio tradicional - com impressão em papel opaco -, dão uma sensação, logo de cara, do espírito do livro. Para quem pensa em iniciar no silk-screen, é bom, antes de tudo, tentar adquirir um conhecimento teórico primeiro. Não é porque você pode montar um estúdio de impressão em sua casa com relativo baixo custo, que faz sentido perder seu tempo e dinheiro. Gastando com um aporte teórico agora, você economizará muito mais lá na frente.

Confira abaixo algumas imagens do livro:

Ambientação do espaço e relação de equipamento