BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do Parceiro: Clique Arquitetura sobre o livro Desenhar o Espaço

Por: Arquiteta Nadine Voitille - Para quem indico? Este livro pode ser indicado especialmente para quem quer começar a desenhar e precisa aprimorar técnicas essenciais de desenho. Até mesmo por isso, indico que cada capítulo seja lido e praticado como uma aula.

Mas nada impede que desenhistas mais experientes o utilizem para aprimorar detalhes dos seus desenhos.8 técnicas para aprender sobre como desenhar efeitos de ilusão espacial.

Sabe aquelas dúvidas comuns que surgem quando vamos desenhar: quais partes do meu desenho devo escurecer? Como trabalho com os pontos de fuga? Como planejar a correta sobreposição dos objetos?

São estas as questões respondidas pelo livro Desenhar o Espaço, escrito por Peter Boerboom e Tim Proetel e publicado pela editora GG.

O foco do seu conteúdo é a ilusão espacial no desenho, explicada através dos capítulos:

  1. Grande e pequeno
  2. Sobreposições
  3. Dobras e ondulações
  4. Pontos de Fuga
  5. Modelagem
  6. Tonalidades pálidas
  7. Pouca nitidez

Sombra e espaço circundante

Opinião sobre o Livro

A apresentação é muito boa: são 160 páginas de papel de boa qualidade e protegidas por capa dura. O livro é conciso, com poucas palavras e muitos desenhos.

Do que mais gostei? Os capítulos “ponto de fuga” e “modelagem” são muito bons: é um desafio criar efeitos 3d como estes:

Para quem está aprendendo a desenhar: recomendo que inicie com o livro Leia isto se quer fazer desenhos incríveis e depois passe para o Desenhar o Espaço, pois o primeiro é perfeito para estimular a criatividade e para “libertar” o desenhista que há dentro de você, enquanto que o segundo apresenta técnicas que irão lapidar a maneira como você desenha.