BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do Parceiro: Visuarea sobre o livro Desenhar a Figura Humana

Por João Taboada - Aprenda com esta obra a desenhar a figura humana com simplicidade e facilidade e, principalmente, dando-lhe um toque de movimento, vida e expressão.

Desenhar a figura humana é um livro destinado àqueles que ainda não têm muita familiaridade com o desenho da forma humana. Ao todo, é dividido em 12 capítulos, dentre os quais “Miniaturas”, “Contornos”, “Juntar as partes”, “Caixas Geométricas”, “Expressões faciais”, etc., e em cada um são utilizadas variados estilos de representação. Guache, lápis, carvão, aquarela e nanquim são, basicamente, as técnicas utilizadas no livro, e com um detalhe interessante: a despeito de todas essas técnicas, as ilustrações e desenhos são todos em preto e branco. Isso porque o foco da publicação não é o preenchimento (pintura) e sim, como o nome do livro diz, o desenho (forma). Pintura e desenho são coisas relacionadas mas que não, necessariamente, precisam coexistir. Um pode viver sem o outro e ainda assim é possível se obter excelentes resultados plásticos, dependendo apenas do talento do artista e de sua dedicação.

Os autores Peter Boerboom e Tim Proetel procuram, nesta publicação, trazer ao leitor uma grande gama de possibilidades de representação sem se ater muito à questão técnica. Assim, para pessoas que estão mais interessadas no desenho livre, este livro é ideal. Em cada capítulo é possível encontrar ilustrações feitas em aproximadamente três técnicas diferentes e que primam, acima de tudo, pela expressividade e movimento, ao invés da perfeição do traço. Artistas iniciantes, portanto, vão encontrar nesta obra um grande aliado gráfico que lhes possibilitará agregar vida a seu trabalho sem precisar, obrigatoriamente, ser um expert no desenho.

Conclusão

Material de linguagem muito simples, Desenhar a figura humana é um livro dedicado mais ao treino do que ao estudo teórico do desenho e traz para o leitor uma grande variedade de exemplos que vão ajudá-lo no desenvolvimento de ilustrações de grande expressão e em diversas técnicas de representação gráfica. Funciona principalmente para os iniciantes mas, também, se aplica àquelas pessoas que já têm conhecimento de desenho mas que gostariam de dar mais expressividade a seu trabalho.

 


Confira abaixo algumas imagens do livro:

Capítulos "Juntar as partes" e "Curvas"

Capítulos "Inclinações e alongamentos" e "Enfaixe"

Capítulos "Juntar as partes" e "Expressões faciais"