BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do Parceiro: Vitruvius sobre o livro Cradle to Cradle

Por Abilio Guerra - Num manifesto contra o sistema insustentável de produção industrial do mundo contemporâneo – baseado no ciclo “extrair, fabricar, utilizar e descartar” “Cradle to Cradle.

– Criar e Reciclar Ilimitadamente” um modelo de produção capaz de trazer vantagens comerciais e ambientais.

Sobre o livro

Desenvolvido pelos próprios autores, o “Cradle to Cradle” – que na tradução literal significa “do berço ao berço” – é um conceito baseado na criação de um sistema em que lixo significa nutriente e que todo material utilizado num processo produtivo pode ser reaproveitado para iniciar um novo ciclo de produção.

Dentre as ideias do livro, destaca-se a proposta de repensar toda a fabricação de um produto supostamente nocivo ao meio ambiente, como o carro. Deste modo, os materiais envolvidos na produção seriam analisados em todas as fases, como extração, processamento, reutilização e reciclagem.

Para revelar as premissas do “Cradle to Cradle”, a obra de 192 páginas – publicada pela editora GG Brasil – apresenta alguns exemplos de situações e projetos que utilizaram soluções inovadoras para obter maiores níveis de eficiência e sustentabilidade.

 

Sobre os autores

Michael Braungart, químico e fundador científico da EPEA Internationale Umweltforschung GmbH, Hamburgo, Alemanha. Cofundador e chefe científico da McDonough Braungart Design Chemistry, em Charlottesville, EUA e fundado científico da Hamburger Umweltinstitut.

William McDonough, arquiteto e especialista em desenvolvimento sustentável. Além de trabalhar nos escritórios W. McDonough + Partners e McDonough Braungart Design Chemistry, McDonough assessora empresas, governos em todo o mundo através da McDonoug Innovation.