BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do Parceiro: Chief of Design sobre o livro Desenhar a luz

David Arty- Hoje trago um review de mais uma obra muito interessante e inspirador. Trago neste artigo uma resenha sobre olivro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel. Eu não sou ilustrador, mas assim gostei do livro.

Acredito que ele é uma ótima pedida para quem trabalha com desenhos. Se eu, que não trabalho ocm isso gostei e achei útil, imagina quem está na labuta todo dia desenhando e batalhando para viver no mercado.

Então a seguir trago uma resenha sobre o livro. Bora? ?

Livro Desenhar a luz de Peter Boerboom e Tim Proetel

O livro trata da relação de fontes de luz e as suas características, como ela incide nas figuras e superfícies, criando volumes, transições e figuras apenas com a incidência de luz e sombra.

Apesar de ser um livro voltado para desenhistas, o livro é útil também para designer e arquitetos, pois nos passa como funciona a luminosidade nos objetos.

amostra do Livro Desenhar a luz -01

O sumário do livro é composto por:

  1. A ilusão da luminosidade
  2. Fontes de Luz
  3. Características da luz
  4. Sombra própria
  5. Luz refletida pela superfície
  6. Brilho
  7. Sombra projetada
  8. Construção de sombras
  9. Transparências
  10. A simbologia da luz
  11. Glossário

O livro conta com vários exemplos da aplicação e utilização da luz, apresentando técnicas de desenho para “desenhar a luz, seja com técnicas de hachuras, pontilhismo, guache, nanquim,lápis branco sobre fundo preto, entre outros. São mais de 150 exemplos para apresentar a técnica de desenhar a luz.

Todos sempre mostrando como tornar a luz algo visível, já que a luz só pode ser vista ao entrar em contato com algum objeto e superfície.
E claro que quando falamos sobre luz, está intrínseco também falar sobre sombras. E o livro também aborda isso com capítulo exclusivo sobre.

Vale a pena adquirir o Livro Desenhar a luz?

O livro é muito bem feito, desde a capa, passando pela gramatura e miolo do livro.

Ele não é um livro que te ensina a desenhar e sim livro para você que já desenha entenda a relação de luz, sombra e objeto ou superfície, e como você pode fazer uso de tais relações, passando desde efeitos mais simples até outros mais complexos.

Então se você quer aprender e melhorar as suas técnicas de desenho aplicando a luz, em suas ilustrações, de maneira eficiente, o livro vai te ajudar a melhorar a sua arte final.

Abaixo vou desenhar um review do canal Desenhoonline.

https://youtu.be/c7OwEJutO4k