BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Visuarea sobre o livro Tipos na tela

Por João Taboada- "A tipografia incorpora a linguagem escrita de uma forma concreta. Uma fonte comunica através de seus traços, proporções e peso visual. Os caracteres são agrupados em colunas e grids, em corpos de texto e títulos, em blocos e listas; esses elementos gráficos sustentam sua própria presença física. Mas o que acontece quando a tipografia se desfaz de seu corpo físico e estático e se torna um fenômeno virtual? O que acontece quando os leitores têm liberdade para transformar os parâmetros de exibição visual para servir às suas próprias necessidades e preferências?".

Com estas indagações, Ellen Lupton introduz Tipos na Tela, livro de sua autoria e que como o nome sugere, é voltado para a área de tipografia. Ellen Lupton é Designer Gráfica americana e já escreveu diversos livros (ao todo 20) sobre design (incluindo tipografia) e nos traz em Tipos na Tela um material de conteúdo essencialmente técnico mas que não versa sobre tipografia pura e simplesmente, mas também, sobre elementos visuais relacionados como ícones, cores e logotipia e, principalmente, sobre suas aplicações no ambiente digital.

Dá para se supor, por estas informações, que Tipos na Tela é uma publicação voltada para a área de Design. Porém, mesmo tendo esta como foco principal, se aplica, da mesma forma, a editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes (como explicitado no subtítulo da capa) e, ao meu modo de ver, a programadores de linguagem web também. Esta última categoria se beneficia bastante deste livro, porque, em princípio, não tem noção de Design. E para aqueles programadores que acabam fazendo um site completo, este conhecimento a mais, torna o resultado de seu trabalho, que é 50% visual, algo mais atrativo e utilizável, pois permite, por parte do usuário, uma ambientação e uma consequente e maior identificação.

Tipos na Tela inicia tratando sobre a história da tipografia antes da tela, sobre como começaram as fontes na web e, também, sobre sua renderização no monitor. A partir daí, nos traz uma sequência de páginas (até a página 41, precisamente) com fontes recomendadas por designers onde, na maior parte, temos uma visualização ampliada de como elas são renderizadas por 4 modelos de browsers: Safari e Firefox no MAC e Chrome e IE no Windows, dando para se notar que, em alguns exemplos, a diferença é brutal.

Outros aspectos próprios de tipografia como "tamanhos de fonte", "espaçamento entre caracteres" e "espaçamento entre linhas" figuram como alguns dos assuntos explanados na publicação. Ao total são seis capítulos: Fontes na Tela, Texto na Tela, Publicações Digitais, Tipos e Interfaces, Ícone e Logotipos a Animação e Programação. Mas o que diferencia este livro de outros similares é, justamente, a ênfase na análise de fontes e elementos relacionados quando vistos através do monitor, assim, o trabalho com caracteres especiais, tags HTML, responsividade, fluxo de conteúdo, grids, wireframes, menus, sombras, tabelas e diversos outros, acabam sendo temas obrigatórios para quem deseja se informar sobre fontes na web de forma mais completa. As fontes para tela não se restringem à área de webdesign pois softwares de desktop também as utilizam, só que, neste caso, quem programa apenas para criar aplicativos de computador, emprega, na maior parte das vezes, a "Microsoft Sans Serif" em corpo padrão, portanto, para este caso, não existe muito segredo, o que faz com que a web seja justamente o ambiente em que existe maior liberdade e, por isso mesmo, necessita de maior entendimento e cuidado em como se trabalhar com fontes nas suas diversas possibilidades.

Conclusão

Tipos na tela é um livro voltado para diversos segmentos profissionais mas indicado, principalmente (dentro da minha percepção), a webdesigners, a desenvolvedores web e a designers gráficos que querem entrar no mundo da internet mas que têm várias dúvidas em como proceder no trato com fontes nessa área. É bastante abrangente, tem uma diagramação legal, uma boa quantidade de conteúdo, é ricamente ilustrado, enfim, uma obra referência para quem curte a web e deseja trabalhar seus leiautes tendo como suporte as telas digitais.

Confira algumas imagens internas do livro.

19-07-16_12-45-15_max-0

19-07-16_12-45-31_max-0

19-07-16_12-45-48_max-0