BRASIL · Parcele suas compras em até 3 x sem juros com o Paypal, parcelas mínimas de R$ 50,00

Indicação do parceiro: Clique Arquitetura sobre o livro Archidoodle

Por Redação- O primeiro contato com o livro é curioso: ao folhea-lo vemos vários croquis e páginas em branco. Um livro para desenhar? Isso mesmo! Criado por Steve Bowkett, Archidoodle é "O livro de esboços do arquiteto". Publicado originalmente em 2013, é agora publicado em português pela Editora GG.

O livro é dirigido a todos que gostam de arquitetura e em especial para aqueles que gostam de desenhar. Ele é composto por "uma série de exercícios de desenho que vão do divertido ao acadêmico, do informativo ao inspirador".

O objetivo do livro é estimular a criatividade e ilustrar alguns conceitos arquitetônicos, especialmente aqueles que sustentam a arquitetura moderna. Por isso, não é um livro que ensina a desenhar, mas sobre o que desenhar.

Resumindo: é um livro de inspiração.

Opinião sobre o Livro

  • O tema: como arquiteta, adorei o livro! Quando o recebi, lembro que fiquei curiosa ao ver desenhos inacabados e folhas em branco. Fazia muito tempo que não desenhava e o livro me incentivou a buscar lápis com grafites de diferentes graduações, separar um tempo para ouvir uma música (minha coleção do Youtube, no canal do Clique Arquitetura Keep Calm and... ) e simplesmente desehar. Abri o livro em uma página qualquer e diante de mim estava um desafio: completar o desenho de um edifício icônico (no caso, o Paternon). Por fazer muito tempo que não desenho a mão (apenas no autocad), senti um pouco de dificuldade, mas sorri ao perceber que este é um hobby esquecido que devo dar mais atenção. O grande desafio não foram as linhas paralelas, mas o desenho em simetria (espelhado).
  • O público: arquitetos devem amar este desafio, por isso acredito que seja indicado não apenas para quem já é formado, mas para aqueles que estão estudando arquitetura ou que pretendem ser arquitetos.
  • O livro: seu formato de folha paisagem é agradável e a textura das folhas é muito boa para desenhar (é possível usar borracha! ainda bem rs...).

É possível desenhar não apenas com lápis, mas também com canetas. O autor incetiva a usarmos cor e até mesmo a pintar com pincéis! Podemos usar régua paralela, esquadros e gabaritos. O importante é estimular a criatividade e a arte de desenhar a mão, algo que faz muita diferença na hora de projetar.

Este livro é uma ótima opção de presente para arquitetos e estudantes de arquitetura.