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A compra profissional de moda

Figura chave na indústria da moda, o comprador de moda é o elo entre o designer e o varejista. Em uma loja pequena, sua tarefa pode limitar-se a comprar os produtos que são adequados ao perfil de um determinado consumidor-alvo; mas o comprador para varejistas de grande porte, que compra em grandes quantidades, participa dos processos de planejamento, criação e desenvolvimento dos produtos. Compras é uma função poderosa, com sua dose de glamour e autoridade e atuante entre o desenvolvimento criativo e a gestão empresarial.

Este livro explica, em detalhes, as atividades, os métodos de trabalho e os diferentes perfis que influenciam uma compra de moda. Em sua vertente criativa, o comprador de moda compra ou planeja, sempre em uma estreita colaboração com a equipe de design e os serviços de previsão de tendências. Em sua vertente empresarial, ele estabelece e gerencia as relações comerciais com fornecedores, além de cuidar da produção e controle das linhas de produtos de cada estação, o que exige uma sólida formação em marketing e gestão empresarial. A equipe de compras, formada pelo comprador e por seus vários assistentes, é, em essência, a coluna vertebral em que os ramos do negócio e da criatividade se encontram.

Com o apoio de muitas ilustrações, entrevistas com profissionais de renome e estudos de casos extraídos diretamente de situações reais, este livro faz uma introdução clara e direta a um dos setores mais estratégicos da indústria da moda.

Descrição técnica do livro:

15.5 x 23 cm
176 páginas
Português
ISBN/EAN: 9788565985451
Brochura
2014
Descrição
Descrição

Detalhes

Figura chave na indústria da moda, o comprador de moda é o elo entre o designer e o varejista. Em uma loja pequena, sua tarefa pode limitar-se a comprar os produtos que são adequados ao perfil de um determinado consumidor-alvo; mas o comprador para varejistas de grande porte, que compra em grandes quantidades, participa dos processos de planejamento, criação e desenvolvimento dos produtos. Compras é uma função poderosa, com sua dose de glamour e autoridade e atuante entre o desenvolvimento criativo e a gestão empresarial.

Este livro explica, em detalhes, as atividades, os métodos de trabalho e os diferentes perfis que influenciam uma compra de moda. Em sua vertente criativa, o comprador de moda compra ou planeja, sempre em uma estreita colaboração com a equipe de design e os serviços de previsão de tendências. Em sua vertente empresarial, ele estabelece e gerencia as relações comerciais com fornecedores, além de cuidar da produção e controle das linhas de produtos de cada estação, o que exige uma sólida formação em marketing e gestão empresarial. A equipe de compras, formada pelo comprador e por seus vários assistentes, é, em essência, a coluna vertebral em que os ramos do negócio e da criatividade se encontram.

Com o apoio de muitas ilustrações, entrevistas com profissionais de renome e estudos de casos extraídos diretamente de situações reais, este livro faz uma introdução clara e direta a um dos setores mais estratégicos da indústria da moda.

David Shaw se dedica à compra de moda para os principais varejistas de moda do Reino Unido há vinte anos. Pioneiro dos primeiros cursos de moda ministrados no país, hoje atua como professor, escritor e na formação de consultores.

Dimitri Koumbis trabalhou como merchandiser visual e designer do ponto de vendas para uma variedade de varejistas de moda rápida por quinze anos. Hoje, é professor de Marketing e Merchandising de Moda no Art Institute, de Nova York.

Índice
Índice

Índice de conteúdos

Introdução

Capítulo 1
O COMPRADOR DE MODA
O que faz um comprador de moda?
Ambientes de varejo e o comprador
Enfoques de compras de moda
Estudo de caso: Kristen Lucio, empresária de comércio eletrônico
Entrevista: Kristen Lucio
Capítulo 1 resumo

Capítulo 2
FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA COMPRAS
Compradores, designers e os mercados
Pesquisa de mercado
Previsão de tendências
Estudo de caso: Promostyl
Entrevista: Matthew Jeatt
Capítulo 2 resumo

Capítulo 3
FORNECEDORES, PESQUISA E COMUNICAÇÃO
O que é a cadeia de suprimentos?
Relacionamento comprador<>fornecedor
Gestão da base de fornecedores
Problemas em compras
Desenvolvimento de categorias de produtos e seleção de linhas
Seleção do tecido
Lead-times dos tecidos e ciclo de compras de moda
Escolha e compra de peças de vestuário
Estudo de caso: Primark
Entrevista: Liam O’Farrell
Capítulo 3 resumo

Capítulo 4
PLANEJAMENTO DE PRODUTO
O que é planejamento de produto?
Desenvolvimento do plano inicial de compras sazonais
Peça-piloto do produto e preparação da linha final
Riscos e problemas com o tamanho da linha
Como conseguir o equilíbrio correto da linha
Estudo de caso: SAP
Entrevista: Stephen Henley
Capítulo 4 resumo

Capítulo 5
TENDÊNCIAS EM COMPRAS DE MODA
Atividades promocionais
Tecnologia
Responsabilidade social corporativa
Estudo de caso: Hennes & Mauritz (H&M)
Capítulo 5 resumo

Conclusão
Apêndice
Glossário
Recursos da indústria
Índice
Agradecimentos e crédito

Leia um trecho
Leia um trecho

Texto da introdução

O papel do comprador de moda é, em geral, considerado como um dos trabalhos mais glamorosos dentro de toda a indústria de moda. Muitas vezes, as pessoas se aventuram em uma carreira na área de compras de moda com uma ideia equivocada, acreditando que o trabalho envolve comprar roupas que eles próprios gostariam de vestir. Basicamente, entretanto, o comprador de moda deve conhecer e compreender as mais recentes tendências, as cores, os estilos e as marcas que atrairão seu público consumidor.

Em todos os níveis do negócio, a principal atividade de um comprador de moda é selecionar linhas campeãs de vendas, que atrairão seu público consumidor e que, acima de que tudo, serão vendidas rapidamente. De todos aqueles que trabalham próximos a um designer e um planejador de merchandising, é o comprador de moda quem faz a empresa ter o estoque certo de produtos, em um determinado momento da estação, com um número de linhas sucesso de vendas o suficiente para atingir o volume de vendas e os lucros planejados pela empresa.

A compra profissional de moda tem como objetivo explorar o significado de comprar moda em termos de suas atividades, processos e das pessoas envolvidas, tudo a partir do ponto de vista do comprador. Há muitas funções diferentes dentro da área de compras de moda, variando desde aquela em que o comprador desenvolve a linha de marca própria para lojas de desconto de preços baixos e supermercados, até aquela em que o comprador trabalha para uma loja de departamentos de centros comerciais, selecionando as linhas entre as oferecidas pelas marcas famosas e de prestígio. Cada estágio de compras pede uma abordagem um pouco diferente e apresenta suas nuances próprias. Mas, de modo geral, a maioria demanda os mesmos processos, qualificações e conhecimento, em que só o consumidor é o elemento sujeito à mudança.

A compra profissional de moda foi dividido de acordo com cinco das principais áreas da atividade de compras: detalhando a função de compras; as fontes de inspiração da moda; as principais influências; o merchandising; a gestão e o planejamento referentes ao fornecedor; e o gerenciamento das relações internas e externas à empresa. O livro explora situações reais de compras, ou seja, aquelas do sistema de compras de moda predominante, em que se encontram a maioria das oportunidades e empregos dentro da indústria.

Capítulo 1
Além de explicar o significado e a importância do papel do comprador no sucesso da empresa, este capítulo também aponta os diferentes tipos de funções em compras de moda. Ele revela a natureza intensa e diversa do cargo e a importância de cada membro da equipe de compras e merchandising. São discutidas também as habilidades, a personalidade e as atitudes necessárias para o exercício pleno da função de compras, o que será de muita utilidade para os profissionais que buscam aumentar seu número de oportunidades de trabalho.

Capítulo 2
Comprar é uma habilidade altamente criativa, em parte devido ao fato de o comprador de moda precisar estar sempre aberto ao cenário de moda, em mudança contínua, e às demandas constantes do consumidor bem informado dos dias de hoje. Este capítulo desmitifica como o comprador trabalha em um processo contínuo com o designer no planejamento e na compra de novas linhas, quase sempre muitas estações antes de o consumidor comprá-las. Ele explora também a prática crescente do uso de equipes de design internas e dos serviços de previsões de moda para se conseguir o produto certo, oferecendo ainda sugestões das melhores fontes onde obter inspiração e orientações.

Capítulo 3
Por todo o mundo desenvolvido, o produto de moda produzido em casa está se tornando cada vez mais raro, o que faz o comprador recorrer a outros produtos em âmbito mundial. Conforme as demandas do consumidor por qualidade e valor aumentam, encontrar, gerenciar e desenvolver fornecedores eficazes e eficientes em outros países se tornou um ponto fundamental.
No Capítulo 3, voltamos nosso olhar à importância de administrar fornecedores internacionais com eficiência e às questões em jogo sobre a produção de uma oferta de produto apropriada em termos de linhas, categorias e departamentos. Rever e controlar linhas de moda são atividades cruciais de compras, embora um comprador de moda sempre espere poder comprar muito mais linhas do que sua verba disponível permite! O comprador se envolve cada vez mais no processo de mostrar seus produtos da melhor forma possível às lojas. Este capítulo revela ainda os dilemas enfrentados pelo comprador moderno na escolha e seleção finais do fornecedor e da linha.

Capítulo 4    
No mercado de moda altamente competitivo dos dias de hoje, a necessidade de se ter o produto certo a ser vendido ao preço certo, na hora e no lugar certos nunca foi tão importante. Entre todos os mercados, o de moda é um dos que menos perdoa e, por isso, examinamos neste capítulo como os grandes varejistas de moda comprometem-se com níveis muito detalhados de planejamento de linha e de produto como forma de garantir a possibilidade de apresentar a melhor oferta disponível no mercado.
Analisamos também como o planejamento de merchandising constitui cada vez mais uma parte significativa das atividades do comprador de moda e como o profissional especializado em merchandising (ou merchandiser) trabalha com o comprador para que, juntos, possam se concentrar nos aspectos mais criativos da função.

Capítulo 5
Conforme os varejistas se expandem, eles passam a formular estratégias que fazem suas empresas crescerem de um modo positivo, levando em consideração os acionistas envolvidos no processo. Neste capítulo final, introduzimos o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC) e analisamos como a função do comprador pode colaborar na promoção de iniciativas de RSC, tanto interna como externamente. O Capítulo 5 também analisa as várias tendências em compras, desde as atividades promocionais que geram demanda por bens à tecnologia que facilita uma comunicação mais forte entre o comprador e as lojas.

Em cada capítulo, você encontrará entrevistas com profissionais de moda de destaque, o que insere o conteúdo do capítulo em um contexto e o coloca em perspectiva, oferecendo uma compreensão única do mundo de compras de moda e dos desafios que o comprador enfrenta hoje. Além disso, estudos de casos exemplificam as atividades descritas e são seguidos por sugestões de exercícios práticos, que possibilitam ao leitor trabalhar as ideias exploradas em cada capítulo.

O processo de compras representa somente um dos estágios do longo e complexo processo da cadeia de suprimentos, que sempre envolve centenas de pessoas. Compra profissional de moda é também uma atividade intelectualmente desafiadora, com muitas tarefas a serem realizadas em um intervalo de tempo muito curto e, para complicar ainda mais as coisas, em um mercado muito dinâmico. Qualquer comprador experiente dirá ao leitor que só ter “paixão por moda” não basta. Também é preciso ter coragem, determinação, entusiasmo, dedicação e empatia, na mesma medida.

Boa sorte em sua carreira em compras de moda!

Copyright dos textos: os autores
Copyright da presente ediçao: Editorial Gustavo Gili SL

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liamara
tecnico e objetivo
Livro interessantíssimo para quem quer trabalhar na área de comprador de moda, super técnico e abordagem atual e coerente com a nossa realidade.